SINDICONTAS/PR »
PEC 32
Imagem

Líderes Sindicais dos Servidores se reúnem para combater decreto do governador que dificulta a atuação sindical

  • 23 de janeiro de 2020

No dia 9 de janeiro, representantes de entidades sindicais e associativas de servidores públicos se reuniram, na sede do Sindicontas-PR, com o objetivo de encontrar soluções para combater o decreto governamental nº 3793  de 20 de dezembro de 2019 (agora Decreto 3808/2020), assinado pelo governador do Estado do Paraná, Ratinho Jr. 

Este decreto, do governo estadual, exige que todos os associados revalidem a autorização do desconto em folha de pagamento até o dia 10/02/2020. Caso contrário, a filiação será automaticamente cancelada e o servidor associado perderá os direitos e o acesso aos benefícios e serviços disponibilizados.

Segundo o presidente eleito do Sindicontas-PR para a gestão 2020-2021 e também conselheiro da Paranaprevidência, Luiz Tadeu Grossi Fernandes, o decreto prejudica substancialmente a organização sindical dos servidores. “É um decreto rigoroso com um prazo extremamente curto, que dificulta sobremaneira a permanência de servidores às entidades sindicais. Principalmente, no caso dos aposentados, os quais terão, em muitos casos, enorme dificuldade de revalidar autorizações que o decreto exige”, afirma. Além disso, em relação à Paranaprevidência, ressalta ainda que o recadastramento de mais de 120 mil aposentados e pensionistas em tão curto prazo, além da operacionalização ser impossível, irá causar enorme transtorno aos idosos que serão submetidos ao constrangimento de enfrentar longas filas.

Os representantes das entidades pautaram o agendamento de reuniões com o chefe da casa civil Guto Silva e secretário da administração Reinold Stefphanes, para que leve ao governador as reivindicações e demonstrativos dos impactos e consequências para os servidores. A solicitação dos servidores demandará a revogação do decreto ou, como mínimo, a implantação das regras apenas para os novos filiados

Além de manter uma forte mobilização junto à categoria para que a validação dos associados seja realizada sem transtornos, as entidades representativas estão empenhadas com um amplo trabalho administrativo e político buscando uma solução para este problema. 

Na reunião estiveram presentes Wanderelei Wormsbecker, presidente do SINDICONTAS-PR,  Luiz Tadeu Grossi Fernandes, presidente eleito do SINDICONTAS-PR 2020-2021; Osmar de Araújo Gomes, presidente do SINDAFEP; Carlos D.Stadler. Vice-presidente Sindical do SINDAFEP; Wanderci Polaquini, presidente da PÚBLICA-PR, João de Barros Filho, 1º Suplente ASSEMP; Glaucio Dias( Confraria MKT); Hernani Melanda, presidente do  SINDEFESA-PR, Jéssica Schenfel, representante da APAP, Rui da Silva presidente da ASSEPAR; Carlos Roberto M. de Lima, diretor coordenador de associativismo e Assistência da ASPP e Acir Pereira da Silva, diretor do SIDEPOL

 
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

21 de janeiro de 2020

Governo deixa de arrecadar R$ 176 bilhões com programas de Refis

Brasil fez 40 programas em 18 anos. Contribuintes não quitaram dívidas. Estudo...

27 de dezembro de 2019

Mais de 100 mil cargos federais foram extintos nos últimos dois anos

Nos últimos dois anos, foram extintos mais de 100 mil cargos da administração...

13 de dezembro de 2019

Se estivesse em vigor, PEC Emergencial afetaria 1,5 milhão de servidores

Jornadas seriam reduzidas e salários cortados. 12 Estados se enquadram   A PEC...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.