SINDICONTAS/PR »
PEC 32
Imagem

Sindicontas/PR atua no âmbito jurídico contra Reforma da Previdência do Estado

  • 12 de dezembro de 2019
Agradecemos o apoio que temos recebido e a mobilização dos servidores
 
Depois de aprovada a Reforma da Previdência do Estado (PEC 16/2019), o Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (Sindicontas/PR) continua atuando para anular o trâmite da proposta que foi aplicada em regime de urgência. Durante a votação da PEC, já havíamos ingressado com um mandado de segurança, depois fizemos uma alteração nele e agora estamos elaborando uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).
 
Os últimos dias foram intensos e de muito trabalho, por isso, queremos aproveitar para agradecer aos vários servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) que participaram desse momento importante para todos nós. Nossa gratidão aqueles que foram até a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) para pressionar os parlamentares, aqueles que enviaram sugestões de emendas e também aqueles que prestaram apoio as nossas ações até aqui. 
 
MANDADO DE SEGURANÇA
De imediato, o Sindicato ingressou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) contra o ato do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ademar Traiano, de ter desrespeitado o rito procedimental para análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/2019.
 
MANDADO DE SEGURANÇA ADITADO
O advogado do Sindicontas/PR, Marcel Bento Amaral, aditou o mandado de segurança para que fosse reconhecida a nulidade da votação pela existência de vício formal, uma vez que não se aplica regime de urgência em Proposta de Emenda à Constituição. O aditamento se fez necessário uma vez que, mesmo questionada, ocorreu a votação da PEC na Ópera de Arame.
 
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
Visando a garantia dos nossos direitos, para tentar anular o processo da PEC e obriga-lo a ser refeito, o Sindicontas/PR está ingressando com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ao lado de outras entidades que representam os servidores públicos, como é o caso da Pública Paraná – Central do Servidor.
 
ALÍQUOTA DO SERVIDOR
O governo optou por estabelecer a alíquota previdenciária em 14%, porque para eles não é vantajoso que a contribuição varie de 7,5% a 22%. Isso porque muitos servidores ganham remunerações baixas no Paraná, o que estabeleceria uma média de 12,5% de contribuição no Estado. 
 
Para a nossa categoria, é menos “danoso” que a contribuição se estabeleça em 14% ao invés da alíquota progressiva, já que possuímos remunerações mais altas que outras categorias. 
 
Vale ressaltar que o Sindicato também está ingressando com ações contra vários pontos específicos da Reforma que retiram direitos, inclusive contra a a nova contribuição de 14%. Se somarmos 27,5% de imposto de renda, uma média de 16% de impostos sobre o consumo e mais 14% de contribuição previdenciária, temos um total de 57,50% em tributos, o que é um verdadeiro confisco.
 
PAGAMENTO DE JUROS DA URV
O Escritório Marcel Amaral – Advocacia está analisando o pagamento dos juros da URV para ver se existe algum impacto naquilo que foi pago aos servidores do Tribunal de Contas. Devido à alta demanda de ações que o Sindicontas/PR está fazendo quanto a Reforma da Previdência, ainda não foi concluída a análise.
 
O Sindicontas/PR continuará fazendo o possível no âmbito jurídico para anulação da PEC 16/2019. Todas as mensagens de apoio e de agradecimento que recebemos nos dão a certeza de que estamos no caminho certo diante do cenário que se estabeleceu no funcionalismo. Nesse momento, precisamos nos manter unidos para enfrentar os desafios que foram lançados e também aqueles que ainda chegarão até nós. Apesar de em um momento que não nos favorece, estamos contentes com a mobilização da classe em prol do mesmo objetivo. 
 
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comentários

14 de dezembro de 2019 - 20:29

Raul cesar nascimento

Quero parabenizar a todos do Sindicontas/PR....Sou Pensionista do Estado-PR....Fico com meu coração mais tranquilo quando vejo que existem pessoas de bem nos ajudando...Obrigado a vocês e que Deus abençoe a todos...Abraços....Gratidão amigos...

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

05 de dezembro de 2019

Servidores do TCE pedem na Justiça anulação de votação “relâmpago” da Previdência

O Sindicato do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (Sindicontas-PR) ingressou com mandado...

05 de dezembro de 2019

Reforma da Previdência é aprovada, Sindicontas/PR atua no âmbito judicial

Conquistamos alguns importantes avanços, continuaremos trabalhando para a...

04 de dezembro de 2019

Sindicontas/PR realiza trabalho parlamentar para incluir emendas, mas resistência ao funcionalismo é grande

Deputados não estão abrindo espaço para mudanças na Reforma da...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.