Seminário realizado em Curitiba com participação do Sindicontas cria espaço para discussão do sistema tributário brasileiro e suas consequências
A diretoria do Sindicontas/PR esteve presente em um Seminário realizado no último dia 24 pelo Sindafep (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná). O evento, realizado em Curitiba, teve por objetivo discutir as questões que permeiam e fundamentam o projeto “Reforma Tributária Solidária: Menos Desigualdade, Mais Brasil”.
O presidente do Sindicontas/PR, Wanderlei Wormsbecker, aproveitou a ocasião para reafirmar a importância da criação de espaços que possibilitem o debate de questões como a desigualdade social no Brasil e a contribuição de um sistema tributário regressivo na manutenção desse cenário. Posição compartilhada pelo Diretor Administrativo Financeiro, Luiz Tadeu Grossi Fernandes, também presente no Seminário.
O projeto “Reforma Tributária Solidária, Menos Desigualdade, Mais Brasil” idealizado pela Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal) e pela Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital), reuniu, em meados de 2017, 40 especialistas com um mesmo propósito: apresentar uma proposta para a Reforma Tributária necessária no Brasil.
Os especialistas buscam um caminho para corrigir as irregularidades no sistema tributário brasileiro de maneira efetiva, pois não basta apenas simplificar o sistema. É necessário enfrentar as anomalias crônicas que motivam a desigualdade social brasileira.
Para isso, o projeto “Reforma Tributária Solidária, Menos Desigualdade, Mais Brasil”, sugere que a reforma seja pautada a partir de oito premissas fundamentais que ponham em discussão aspectos como: uma reforma pensada na perspectiva do desenvolvimento; que aperfeiçoe o processo de tributação sobre o comércio internacional; que considere a tributação ambiental; entre outros.
Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, mostra que o Brasil ocupa o 10º lugar, dentre outros 140 países, no ranking da desigualdade. E uma das questões que mais contribui para que o nosso país apareça em uma posição tão baixa, é justamente o nosso sistema tributário. Em outras palavras: “quem ganha mais, paga menos”.
A Reforma Tributária é um interesse comum de toda uma classe trabalhadora, que inclui sindicatos, associações, movimentos sociais, partidos políticos e todos aqueles que estão mobilizados na construção de um país cada dia mais justo e democrático. Por isso, o Sindicontas/PR apoia essa iniciativa, na esperança de que um dia o Brasil possa se ver livre de tanta desigualdade.