Os recursos da carteira de pensões dos serventuários da Justiça, repassados em 2018 à Paranaprevidência, que desde então administra o pagamento dos benefícios, terminaram no mês de abril. Com o que restava em caixa foi possível pagar os pensionistas. Os aposentados devem receber ainda esta semana por meio de repasse do Tesouro Estadual à Paranaprevidência.
Como as receitas mensais de contribuições previdenciárias dos serventuários da Justiça não são suficientes para cobrir integralmente todos os benefícios, a sequência dos pagamentos está sendo alinhada pelas secretarias estaduais da Fazenda e da Administração e da Previdência em conjunto com o Tribunal de Justiça.
Até que uma solução definitiva para a cobertura do déficit no longo prazo seja equalizada, continuarão a ser feitos repasses do Tesouro para o pagamento de pensionistas e aposentados.
É importante ressaltar que a carteira de pensões dos serventuários da Justiça não tem qualquer relação com o Regime Próprio da Previdência Social dos servidores efetivos do Estado do Paraná, gerido pela Paranaprevidência, o qual se encontra sólido e hígido, com mais de R$ 6 bilhões de patrimônio.
A carteira de serventuários é uma conta específica, totalmente segregada dos fundos Financeiro, Militar e Previdenciário do Regime Próprio da Previdência Social do Paraná.
A folha de servidores ativos inativos de todos os Poderes do Estado foi paga regulamente no final de abril e a dificuldade em relação à carteira de serventuários não representa qualquer risco para os benefícios dos servidores efetivos, dado que os recursos não se comunicam de qualquer forma.