Reforma Administrativa ameaça a educação pública: entenda o que está em jogo

Reforma Administrativa ameaça a educação pública: entenda o que está em jogo

captura de tela 31 10 2025 91923 www.instagram.com
Ouça essa matéria:

A discussão sobre a Reforma Administrativa voltou aos holofotes e traz consigo um alerta preocupante para o futuro da educação pública brasileira. O vídeo feito pelo CONACATE expõe um dos pontos mais graves da proposta: a redução dos concursos públicos, abrindo espaço para o aumento do apadrinhamento político nas escolas.

Na prática, isso significa a substituição de professores concursados — profissionais preparados, formados e comprometidos com o ensino — por pessoas indicadas por políticos. Uma mudança que ameaça a qualidade da educação pública e enfraquece o princípio da meritocracia no serviço público.

“Educação não é mercadoria e nem moeda de troca! Ter professores preparados e especializados é a base para uma educação pública de qualidade”, afirma o vídeo.

A medida, apresentada como forma de “modernizar” o Estado, pode desestruturar completamente a rede de ensino, comprometendo não apenas a formação dos alunos, mas também a valorização dos profissionais da educação.

A proposta da Reforma Administrativa reforça um modelo de gestão que prioriza interesses políticos em detrimento do interesse público, colocando em risco conquistas históricas da sociedade brasileira e dos servidores.

A educação é um direito, não um privilégio

O vídeo encerra com um chamado à ação: é hora de defender o que é de todos.
A educação pública é uma conquista coletiva e deve continuar sendo conduzida por profissionais de carreira, não por indicações políticas.

📽️ Assista ao vídeo completo e entenda por que essa reforma só deforma!

Compartilhar

Nóticias recentes

plugins premium WordPress