A composição do Congresso Nacional a partir de 2027 deve trazer um desafio adicional para as entidades que representam servidores públicos. Parlamentares que, ao longo dos últimos anos, mantiveram atuação próxima às pautas do funcionalismo deixarão a Câmara dos Deputados e o Senado, obrigando sindicatos e demais organizações representativas a reconstruir parte da interlocução política desenvolvida durante a atual legislatura.
O cenário foi abordado em publicação recente do perfil @notasdovladimir, no Instagram. Segundo o post, o grupo de parlamentares que atua em defesa do funcionalismo público perderá nomes históricos a partir de fevereiro de 2027. A publicação destaca, entre outros, o senador Paulo Paim (PT-RS), que não concorreu à reeleição, o deputado André Figueiredo (PDT-CE) e a senadora Zenaide Maia (PSD-RN), que não foram eleitos, além da deputada Erika Kokay (PT-DF), que também deixará a Câmara após disputar uma vaga no Senado.
Mais do que a saída de nomes específicos, a mudança chama atenção para uma característica importante da atuação sindical: grande parte do trabalho em defesa dos servidores acontece muito antes de uma proposta chegar ao plenário.
Projetos relacionados a carreira, previdência, remuneração, condições de trabalho e organização da administração pública passam por negociações, comissões, audiências, relatorias e conversas com diferentes bancadas. É nesse processo que entidades representativas apresentam argumentos, demonstram possíveis consequências de determinadas propostas e procuram construir apoio para as posições defendidas pelos servidores.
Quando parlamentares que já conhecem essas pautas deixam o Congresso, parte desse trabalho precisa começar novamente.
Isso não significa considerar antecipadamente que a próxima legislatura será contrária ao funcionalismo. A composição partidária de uma Casa Legislativa, por si só, não permite saber como cada deputado ou senador se posicionará diante de questões específicas. Também seria equivocado imaginar que a defesa do serviço público pertence exclusivamente a determinado campo político.
O que muda é o ambiente em que essa articulação terá de acontecer.
Novos parlamentares chegam ao Congresso com trajetórias, prioridades e conhecimentos diferentes sobre a administração pública. Para as entidades sindicais, isso significa identificar interlocutores, apresentar as particularidades das carreiras que representam e construir diálogo com deputados e senadores de diferentes partidos.
Essa capacidade de diálogo se torna ainda mais importante diante de temas que continuam fazendo parte do debate nacional sobre o Estado. A reforma administrativa é um exemplo conhecido pelos servidores. Nos últimos anos, entidades de todo o país precisaram se organizar diante de propostas que poderiam alterar de maneira significativa carreiras, vínculos e a própria estrutura do serviço público.
O SINDICONTAS/PR participou desse processo ao lado de outras entidades, acompanhando discussões e defendendo os interesses dos servidores. Essa experiência mostrou que a mobilização não pode começar apenas quando uma votação já está marcada. Muitas vezes, quando uma proposta chega ao plenário, uma parcela importante da negociação política já aconteceu.
O mesmo raciocínio vale para discussões sobre previdência, remuneração, concursos, estrutura das carreiras, condições de trabalho e funcionamento das instituições públicas.
Para os servidores dos Tribunais de Contas, esse acompanhamento também possui uma dimensão institucional. A capacidade do controle externo de cumprir suas atribuições depende de estrutura adequada, conhecimento técnico, servidores qualificados e condições para o exercício independente das funções de fiscalização e auditoria. Mudanças gerais na administração pública podem, portanto, produzir consequências que vão além da situação funcional individual de cada servidor.
É justamente nesse ponto que a organização da categoria ganha importância.
Uma eleição pode modificar profundamente a composição do Congresso, mas não altera o fato de que servidores continuarão precisando dialogar com quem estiver ocupando esses espaços. A relação de uma entidade sindical com o Legislativo não pode depender apenas de afinidades partidárias. É necessário conversar com diferentes bancadas, construir argumentos e procurar apoio para questões concretas.
Também é importante evitar que a polarização eleitoral seja transportada automaticamente para dentro das relações profissionais. Servidores podem fazer escolhas políticas diferentes e, ainda assim, compartilhar preocupações sobre carreira, aposentadoria, remuneração e condições de trabalho.
A publicação do @notasdovladimir ajuda a chamar atenção justamente para esse momento de transição. Se parte dos interlocutores tradicionais do funcionalismo não estará presente na próxima legislatura, as entidades terão de compreender rapidamente a nova configuração do Congresso e estabelecer novos canais de diálogo.
Para o SINDICONTAS/PR, esse cenário reforça a necessidade de manter a categoria informada e de ampliar a articulação com outras organizações representativas. Quanto maior a renovação política, maior também a importância de acompanhar desde o início as propostas que possam repercutir sobre os servidores.
As eleições mudam os nomes e reorganizam as forças dentro do Congresso. A defesa das carreiras, da previdência, das condições de trabalho e de um serviço público tecnicamente estruturado, porém, continua.
E, diante de um Legislativo renovado, organização, diálogo e presença nos espaços de decisão serão ainda mais importantes para que a voz dos servidores seja ouvida.
Esta matéria toma como ponto de partida publicação recente do perfil @notasdovladimir, no Instagram, sobre as mudanças na composição do Congresso Nacional e os desafios para a articulação das pautas de interesse do funcionalismo público.