A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná informa que foi registrada uma tentativa de golpe envolvendo o uso indevido do nome e do cargo do diretor jurídico deste Tribunal.
A abordagem utilizada pelos golpistas é semelhante à do chamado “golpe do falso advogado”. No caso relatado, o criminoso entrou em contato por telefone com o servidor, alegando tratar de valores a receber. Durante a ligação, orientou a vítima a ligar para um suposto servidor da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE-PR), fornecendo números de telefone e de processo que, posteriormente, constataram-se falsos.
Diante da gravidade da situação, a DGP solicita que todos os servidores da Casa redobrem a atenção e colaborem na ampla divulgação deste alerta, com especial cuidado junto a colegas aposentados, que podem ser o principal alvo desse tipo de golpe.
Reforçamos que:
- O Tribunal de Contas não solicita depósitos, transferências bancárias ou qualquer tipo de pagamento para liberação de valores a servidores ou aposentados;
- Em caso de ligações suspeitas, não forneça dados pessoais, não realize pagamentos e comunique o fato imediatamente ao TCE-PR por meio dos seus canais oficiais.
A colaboração de todos é fundamental para prevenir prejuízos individuais, resguardar servidores e preservar a imagem institucional da Corte.