SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Palavra do Presidente

Dia dos Servidores Públicos

  • 30 de outubro de 2015
Presidente

Em nome do SINDICONTAS gostaríamos de parabenizar a todos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, pelo DIA DO SERVIDOR PÚBLICO. Esta data que foi instituída em 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas, é uma data que devemos nos orgulhar, pois como servidores públicos, e especialmente servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, trabalhamos na construção de uma sociedade melhor para todos.

Citando um jurista, político, filósofo e escritor Francês do século XIV.  Michel de Montaigne,  que diz: “A mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil ao maior número de pessoas.”.  Importante lembrar que sem Servidor Público não há Estado!

E por isso, temos muito a fazer, pois toda a sociedade clama por nossa atuação, e devemos dar resposta, servindo e sendo úteis ao maior número de pessoas, visando a construção de um Estado forte.

A crise está estabelecida e consolidou uma maior acumulação de riquezas. Os bancos lucraram 80 bilhões de reais em 2014. Boa parte dessa quantia extraída dos orçamentos públicos. Aumentaram os juros e destruíram a produção. Enquanto o “ajuste fiscal” corta salários e empregos, aumentando a pressão sobre o setor público. É diante desses conflitos que nós Servidores nos deparamos todos os dias. Nosso sofrimento é grande devido à nossa incapacidade de responder às necessidades da população.

Não podemos deixar de destacar os enormes esforços que esta gestão tem feito a frente deste sindicato para que possamos obter melhorias em nossas carreiras, na busca de melhores condições de trabalho, e na isonomia dentro e entre as carreiras. Cabe aqui destacar que temos estabelecido um bom relacionamento com a atual administração e com a promessa da implementação destas melhorias, e que temos certeza a se concretizarão em breve.

Gostaríamos de frisar que nossa luta é também por algo mais que salários e benefícios, lutamos ainda pela defesa da instituição Tribunal de Contas, que é pública, e é de todos nós, e que tem um relevante dever constitucional, e da qual almejamos ter orgulho de pertencer.

Os Tribunais de Contas tem sido notícias, recentemente, pelo julgamento das contas da Presidente da República, com transmissão ao vivo pela televisão, com isso, deu-se visibilidade ao trabalho de controle externo exercido por todos nós, mas por outro lado, isto nos traz uma enorme responsabilidade.

Portanto, entendemos necessário a independência da função de auditoria assim como a estruturação de uma Carreira Nacional de Auditoria de Controle Externo, com sujas garantias, prerrogativas e vedações.

 Por isso, nós do Sindicontas, estamos realizando este evento, para que de uma alguma maneira, possamos contribuir para a evolução da função da auditoria, melhoria das Carreiras de Auditoria, do crescimento dos Servidores e por fim, do engrandecimento da Instituição Tribunal de Contas. 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.