SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Palavra do Presidente

Junho foi marcado por reivindicações, conquistas e celebrações por servidores do TCE-PR

  • 07 de julho de 2022
Presidente

Iniciamos mais um mês de árduo trabalho em prol do funcionalismo público, e não poderíamos deixar de trazer um breve histórico das pautas que ganharam destaque durante o mês de junho e que impactam diariamente a vida de servidores e da sociedade como um todo. O primeiro grande momento no mês que se findou foi o aniversário de 75 anos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, um órgão que desde a sua criação – e mesmo com as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas - construiu uma importante trajetória de prestação de serviços em prol da democracia e de avanços no controle das contas públicas através de seu quadro de profissionais qualificados, mostrando-se contemporâneo e firme na missão institucional e constitucional de promover o controle externo das contas públicas.

Mas ressalto que os primeiros dias de junho não foram apenas de celebrações, pois já na segunda semana do mês, servidores aposentados e da ativa do Paraná foram até a Assembleia Legislativa para reivindicar o pagamento de 3,39% de reposição, que deveria ter sido pago em janeiro deste ano, e mais a data-base de 12,13% referente a 2022, bem como a isenção do desconto previdenciário para todos os aposentados que recebam abaixo do teto do INSS. Foram dois dias de mobilização intensa e conversa com os deputados em busca dos direitos de cada servidor.

Ao longo do mês, também observamos a repercussão de outros assuntos entre o funcionalismo público e a sociedade civil, como a aprovação do rol taxativo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) - que desobriga os planos de saúde a cobrirem exames, cirurgias e fornecimento de medicamentos não incluídos na relação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) - representando uma afronta aos direitos à saúde conquistados pela população; e a privatização de estatais, que está sob posições contrárias e favoráveis à sua implementação enquanto instrumento de política público-privada.

Ainda nesse mês, o SINDICONTAS/PR aproveitou o retorno gradual de alguns sistemas internos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná - que foram retirados do ar devido a um ataque cibernético – para protocolar dois requerimentos, sendo um referente à RGA, dispositivo constitucional estabelecido no inciso X do art. 37 da CF/88 que estabelece que os servidores públicos têm direito à revisão geral anual da remuneração, sempre na mesma data e sem distinção de índices, e outro sobre a resposta ao parecer formulado pela Diretoria Jurídica, para pôr fim aos passivos da URV, de acordo com o entendimento do Tribunal de Justiça do Paraná. 

Nosso sindicato também teve alguns encontros com servidores e ouviu quais ações esperam da instituição e como podemos defini-las, além disso, conversou com a categoria sobre algumas pautas que já estão em andamento, como a implantação das novas tabelas de vencimentos dos Técnicos e Auxiliares de Controle aprovadas pela Lei Estadual 20994, de 30 de março de 2022. Vale lembrar que essa já é uma pauta antiga do nosso sindicato, que reflete diretamente aos anseios dos servidores e sobre a qual estamos nos empenhando para que o processo seja agilizado junto à Corte de Contas.

Por fim, acredito que todo esse contexto de comemorações e de reivindicações foi importante para que fizéssemos uma breve reflexão sobre a responsabilidade de cada um de nós, como servidores públicos e cidadãos sindicalizados, que sempre estamos em busca da preservação dos direitos sociais, trabalhistas, previdenciários e em defesa das nossas instituições. Mais uma vez reconhecemos a importância de sempre estarmos atentos às discussões que ganham força em âmbito estadual e federal e que atingem o funcionalismo público e a sociedade de alguma forma, para que, compreendendo esse cenário possamos alinhar ações que contribuam para o bem comum.

Como presidente reafirmo o compromisso do SINDICONTAS/PR em prol do serviço público no Brasil e garanto que continuaremos trabalhando pela manutenção dos direitos e prerrogativas dos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

 

Luiz Tadeu Grossi Fernandes
Presidente SindicontasPR

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.