Notícias » Sindicontas/PR

Paranaprevidência: conselheiros cobram esclarecimentos

• 25 de outubro de 2018
Os servidores representantes do conselho da Paranaprevidência pelo Fórum Associativo e Sindical dos Servidores Públicos do Paraná (FASS) foram recebidos pela Diretoria da Paranaprevidência na manhã desta terça-feira (23).

Os conselheiros cobraram da direção da Paranaprevidência esclarecimentos sobre a notícia veiculada na imprensa de que estariam fazendo resgates antecipados de títulos públicos no valor de mais de 1 bilhão de reais para reinvestimento através de corretora privada terceirizada, o que iria gerar um prejuízo de mais de 120 milhões ao já combalido fundo de previdência.

A diretoria da Paranaprevidência, através de seu Diretor Presidente, Marlus de Oliveira, e do Diretora de Finanças e Patrimônio, Dorival Ferreira Dias, assegurou aos conselheiros que não farão qualquer alteração neste ano nas políticas atuais. E que qualquer mudança necessariamente terá de ser aprovada pelo comitê de investimento, submetida a deliberação do Conselho de Administração.

Segundo o coordenador do FASS, Luiz Tadeu Grossi Fernandes, que foi eleito para o cargo durante um período de 6 anos, passando a integrar o conselho de administração a menos de 1 ano, constata que “é pratica comum dentro da Paranaprevidência apresentarem pautas complexas sem o prévio debate, apenas para chancelamento do conselho”.

Quanto a isso, afirma que “desde o início do mandato, temos nos posicionado firme no sentido de somente aprovar as pautas apresentadas após os necessários esclarecimentos, mas que tem sido uma árdua tarefa”. Ressalta que “nós, os representantes dos servidores nos conselhos da Paranaprevidência, estamos atentos para esta e qualquer outra medida que possa impactar negativamente na solvência do fundo de previdência dos servidores”.

Paralelo a isso, informa que “estamos trabalhando politicamente junto ao novo governo do estado para a implementação das propostas apresentadas pelo FASS, para a recuperação fundo de previdência dos servidores públicos do Paraná que, somente na última gestão, foi sangrado em mais 5 bilhões de reais".