Notícias » Sindicontas/PR

Sindicontas analisa e se posiciona quanto ao programa de governo de Ratinho Junior

• 11 de outubro de 2018
Diante da eleição de um novo governador no último dia 7 de outubro, o Sindicontas levantou as propostas mais centrais apresentadas por Ratinho Jr., candidato eleito em primeiro turno ao cargo mais alto do Executivo do Estado. Entre os temas apurados pelo sindicato estão as condições do servidor público, a Paranaprevidência, o projeto de redução do tamanho do Estado e o corte de gastos. Além desses, os planos de segurança pública, educação e saúde, também serão abordados nessa matéria.

Ratinho Junior, do PSD, foi eleito governador do Paraná para a gestão de 2019 até 2022. Ele recebeu 3.210.712 votos, o que corresponde a vontade de 59,99% dos paranaenses. Das 399 cidades do estado, apenas em 17 o candidato não venceu, uma preferência de 95,7% dos municípios. Durante a sua candidatura, Ratinho não se envolveu em grandes polêmicas e apresentou os seus planos de governo.

Aos servidores públicos, prometeu uma previdência complementar. A proposta é “inovar em gestão buscando eficiência, transparência e participação do servidor nas decisões e capacitação para otimizar desempenho”. Ratinho é a favor de rever a reforma da Paranaprevidência, aprovada pelos deputados aliados ao ex-governador Beto Richa (PSDB) e que causou um deficit que ameaça a existência do fundo previdenciário.

“Com a inevitável reforma federal da previdência, o Paraná terá que se adequar à nova legislação. Além disso, vamos promover a redução do déficit e aumentar a longevidade do fundo previdenciário do estado, que apresenta um déficit atuarial decorrente da não efetivação da contrapartida patronal. Iremos implantar a previdência complementar para os novos servidores, mas atuais servidores terão os direitos adquiridos assegurados”, disse o candidato à Gazeta do Povo no final de setembro.

O Sindicontas/PR, na pessoa de seu presidente, Wanderlei Wormsbecker, tem expectativas de que o candidato faça um verdadeiro plano de custeio para a Paranaprevidência. Uma ótima oportunidade de aproveitar as propostas apresentadas pelo FASS e Sindicontas para a capitalização de fundo. Espera-se também que a data base dos servidores seja respeitada, assim como os acordos já firmados.

O corte de gastos e a redução do tamanho do Estado foram defendidos por Ratinho, que pretende eliminar algumas secretarias, tendo como reflexo uma economia de 300 mil por mês. Além disso, deve leiloar imóveis que são subutilizados pelo governo. Ele também pretende eliminar a aposentadoria de ex-governadores e acabar com as “regalias”. O candidato se comprometeu em fazer um governo transparente, com transmissões ao vivo das licitações.

O mínimo que deve fazer um governador eleito é cumprir seu programa. No caso de Ratinho Jr. o de enxugar a máquina, extinguir secretarias supérfluas e revisar impostos. “Não defendemos o Estado Mínimo e sim estado do tamanho certo para prover saúde, segurança e educação de qualidade para todos. Acreditamos na economia de mercado e em um Estado que preste serviços públicos de excelência”, esclarece Wanderlei.

Segurança Pública, Saúde e Educação
Entre as propostas mais debatidas, a preocupação com a segurança pública foi pontuada. O candidato do PSD se compromete em fazer um trabalho integrado com as polícias para a melhora desse cenário que preocupa os paranaenses. O fortalecimento da agroindústria, a valorização da mulher em cargos importantes e o reconhecimento do professor público, este que foi um dos pontos negativos da última gestão, também foram pautados.

Ratinho pretende modernizar softwares para que os agentes penitenciários tenham menos contato com os detentos. Ele quer ainda fazer parcerias privadas para resolver o problema de falta de vagas para presídios: hoje 11 mil presos estão em delegacias. O candidato se comprometeu em realizar um trabalho em parceria com a polícia federal e com o exército, além de criar um prédio de inteligência com a polícia militar e civil.

Deve criar também uma linha de monitoramento por vídeos das fronteiras, e tecnologia para trabalhar nos locais que possuem um índice de violência alto. Para valorizar a categoria, Ratinho pretende criar o programa “O Bom Policial”, para o reconhecimento do trabalho diário dos profissionais e do cumprimento de missões.

No âmbito escolar, uma das propostas é aumentar para três o número de refeições dos colégios estaduais. Esse alimento deve prover da agricultura, para que assim fortaleça a produção no campo. Além disso, pretende discutir a possibilidade de escolas em período integral para as regiões que assim necessitem. Os prédios das instituições de ensino devem ser utilizados da melhor maneira possível, também contando com cursos gerais e técnicos.

O incentivo de Ratinho vai também para a indústria de transformação, que deve incentivar a produção de alimentos. Ele se comprometeu em reduzir o ICMS para vestuário e alimentos, como medida imediata. Para a situação de desemprego, o investimento deve ser realizado em infraestrutura para atrair possíveis investidores. A modernização tributária também foi pautada, acreditando que dessa forma será possível garantir mais empregos.

O programa de governo de Ratinho Jr é audacioso e promete inúmeras mudanças ditas necessárias no estado Paranaense. A maioria das medidas propostas visam retirar o Estado do momento crítico em termos econômicos que nós temos passado. Mais de uma vez, o governador eleito, se comprometeu com o funcionalismo, resta a nós, como entidade que representa uma parcela importante da população, fiscalizar e cobrar que esse compromisso ser mantido, assim como nossos direitos. "Ele tem promessas de campanha interessantes. Ficamos atentos ao cumprimento", finaliza o presidente do Sindicontas, Wanderlei Wormsbecker.