SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Como o servidor público pode pagar menos Imposto de Renda em 2024?

  • 07 de dezembro de 2023

Matéria original/imagem: Extra

Com a virada do ano, a preocupação com os gastos aumenta. São diversos impostos, taxas e renovações que tiram o sono de qualquer trabalhador. Talvez a maior dor de cabeça seja a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e o próprio desconto mensal nos vencimentos. Aos servidores, contudo, há uma maneira de pagar menos IRPF no próximo ano. A cada contribuição extra feita para a reserva em Fundo de Previdência Complementar — em esfera municipal, estadual ou federal —, há uma redução do imposto.

Funciona desta forma: o servidor pode deduzir até 8,5% da renda bruta anual com as contribuições regulares — aquelas que contam com a contrapartida do órgão público em que trabalha — e mais 12% extras com as contribuições facultativas — descontadas no contracheque ou feitas por meio de boleto.        

Na prática, com os aportes facultativos, é possível atingir a dedução máxima possível de 20,5% da renda bruta anual, garantindo uma redução significativa no pagamento de Imposto de Renda e, ao mesmo tempo, aumentando o valor guardado para a aposentadoria.

A maioria dos fundos têm simuladores que ajudam a descobrir o valor ideal de aporte facultativo para conseguir o valor máximo de dedução fiscal.       

A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal, contudo, alerta que é preciso realizar as contribuições facultativas ainda em 2023, para que haja redução no próximo ano.

 

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.