Palestra de Comemoração dos 20 Anos do SINDICONTAS/PR: Marco Antonio Ribas Cavalieri Aborda o Papel dos Servidores no Desenvolvimento

• 30 de novembro de 2023

Na última sexta-feira, dia 24, o auditório do 6° andar do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) foi palco de um momento especial: a palestra "Servidores Públicos: Os Operadores do Desenvolvimento", ministrada por Marco Antonio Ribas Cavalieri. O evento, organizado em comemoração aos 20 anos do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR), proporcionou uma reflexão profunda sobre o papel essencial dos servidores no desenvolvimento das sociedades.

Sobre o Palestrante: Marco Antonio Ribas Cavalieri é um respeitado professor de Economia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com uma trajetória acadêmica e profissional notável. Sua vasta experiência inclui doutorado em Teoria Econômica pelo Cedeplar/UFMG, pós-doutorado na Universidade de Chicago e atuação como bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.

Com uma contribuição significativa para a pesquisa em história econômica, gestão pública e economia brasileira, Cavalieri destaca-se por seu compromisso com a formação acadêmica e sua participação em projetos de políticas públicas relevantes.

Reflexões sobre Desenvolvimento e Serviço Pública: A palestra abordou a importância crucial do serviço público no desenvolvimento das sociedades desde os anos 1980, explorando como o quadro de servidores, quando estável, bem formado, motivado e comprometido, desempenha um papel vital no sucesso das políticas públicas. Cavalieri conduziu reflexões sobre a relação entre desenvolvimento e a qualidade do serviço público, destacando a relevância dos servidores no contexto social e econômico.

Durante o evento, uma homenagem especial foi prestada aos servidores aposentados em reconhecimento aos 20 anos de dedicada contribuição ao SINDICONTAS/PR. Além disso, a presença de convidados especiais enriqueceu o encontro. Agradecemos calorosamente a Gabriel Guy Léger, Procurador do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná, a Marcel Bento Amaral e sua equipe, assessor jurídico do SINDICONTAS/PR, e a Hernani Melanda, presidente do SINDEFESA, pela participação e apoio.

SINDICONTAS/PR: duas décadas de representatividade

Os 20 anos do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) representam uma jornada marcada por conquistas, dedicação e compromisso em defender os interesses e direitos dos servidores. Durante duas décadas, a entidade tem sido um esteio essencial, atuando incansavelmente para fortalecer a representatividade e o bem-estar da comunidade de servidores do Tribunal de Contas do Estado.

Este marco também nos convida a olhar para o futuro, saudando a nova gestão que assumirá em fevereiro de 2024. Aos novos líderes, reiteramos a importância de dar continuidade ao legado de comprometimento e valorização dos servidores, buscando sempre o fortalecimento da categoria, a promoção de um ambiente de trabalho saudável e a defesa intransigente dos direitos de cada colaborador.

Nesse contexto, a palestra comemorativa ministrada por Marco Antonio Ribas Cavalieri foi um momento de renovação de ideias e de fortalecimento dos propósitos que guiarão o SINDICONTAS/PR nos próximos anos. Celebremos não apenas as duas décadas de história, mas também os desafios e conquistas que estão por vir, em prol de uma entidade cada vez mais atuante e representativa.