Independência e Valorização dos Servidores

• 05 de setembro de 2023

Às véspera do Dia da Independência, é oportuno refletir sobre o papel crucial dos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) na construção contínua de uma nação mais forte e justa. O Dia da Independência nos lembra da conquista da autonomia nacional, mas essa independência é um esforço contínuo que requer o comprometimento de todos os cidadãos, especialmente dos servidores.

Nesse contexto, é fundamental reconhecer a importância dos auditores externos na construção de um Brasil mais independente. Somos os guardiões dos recursos públicos, responsáveis por garantir que sejam usados com eficiência e transparência em benefício da sociedade paranaense e, por extensão, de todo o Brasil. A dedicação e comprometimento dos servidores são as bases sobre as quais a independência do Brasil é construída a cada dia.

No entanto, enfrentamos desafios que ameaçam nossa capacidade de cumprir essa missão. Um desses desafios é a reforma administrativa (PEC 32) em discussão. As mudanças propostas, incluindo alterações nas regras de contratação e estabilidade no serviço público, nos afetarão. É crucial que compreendamos seu potencial impacto.

Aqui, entra a importante contribuição da FENASTC, a Federação das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil. A FENASTC desempenha um papel fundamental na defesa dos interesses dos servidores dos Tribunais de Contas, buscando garantir condições adequadas para o desempenho de suas funções essenciais na fiscalização dos recursos públicos. A Federação trabalha para assegurar que os auditores externos tenham o suporte necessário para continuar sendo os guardiões da transparência e da eficiência na gestão pública.

A gestão fiscal, como destaca a edição número 11 do Sindicato de Auditores Públicos Externos do TCE-RS, também desempenha um papel crucial na qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. A forma como os recursos públicos são administrados tem um impacto direto na prestação de serviços à sociedade. A falta de transparência e a negligência fiscal podem abrir portas para desvios de recursos, corrupção e má administração, comprometendo, assim, a excelência dos serviços públicos.

Por outro lado, a transparência e a responsabilidade fiscal são pilares essenciais para garantir o uso adequado dos recursos públicos e a oferta de serviços de qualidade à população. Isso implica a implementação de eficazes medidas de controle e fiscalização, bem como a promoção ativa da participação da sociedade na gestão pública.

Em véspera do Dia da Independência, renovamos nosso compromisso com todos os servidores do TCE-PR. Continuaremos a lutar por nossos direitos e pelo reconhecimento de nossas carreiras, sabendo que nossa contribuição é essencial para um Brasil melhor e mais independente. Unidos, somos fortes e determinados na busca por um país verdadeiramente justo e autônomo. O respeito e a valorização dos servidores públicos devem ser prioridades, pois somos os pilares de uma nação verdadeiramente independente.