SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Servidores e conselheiros do TCE-PR discutem técnicas construtivas da ponte de Guaratuba

  • 01 de junho de 2023
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) organizou, na última terça-feira (30),  um painel de referência no Auditório da Corte, em Curitiba, com a participação de representantes de instituições envolvidas no tema e engenheiros da casa. O objetivo do painel foi discutir a licitação para a construção da ponte de Guaratuba, uma obra de grande importância que ligará os municípios de Matinhos e Guaratuba, no litoral do estado, através da PR-412, bem como seus acessos. A ponte terá uma extensão de 1.244 metros e um tabuleiro (piso de rodagem) de 14.057 metros quadrados, e o valor contratado para a obra é de R$ 386.939.000,00. A construção da ponte envolverá três técnicas construtivas: estaiada, balanço sucessivo e concreto convencional.
 
O painel de referência abordou principalmente a exigência de capacidade operacional e técnica do contratado para a execução da obra, conforme previsto no Edital de Concorrência com Regime de Contratação Integrada nº 1/22, lançado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR).
 
O presidente do TCE-PR, conselheiro Fernando Guimarães, deu as boas-vindas aos técnicos e interessados presentes no painel e destacou a importância de debater posições antagônicas para subsidiar a análise do TCE-PR sobre a licitação de uma obra tão relevante. Ele ressaltou que a discussão objetiva e técnica beneficiaria a todos os envolvidos.
 
Segundo o presidente do Sindicontas-PR, Luiz Tadeu Grossi Fernandes, a qualidade técnica exercida pelos servidores do TCE-PR na elaboração das suas análises é fundamental para bem subsidiar os conselheiros durante o julgamento.
 
O conselheiro Maurício Requião, relator de uma Representação da Lei de Licitações (Lei nº 8.666/93) referente a esse contrato, explicou que o Tribunal Pleno do TCE-PR havia homologado uma medida cautelar emitida por ele para suspender a licitação. No entanto, uma liminar do Poder Judiciário revogou os efeitos dessa medida, e agora o TCE-PR aguarda a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre seu recurso no caso.
 
Requião esclareceu que o objetivo do painel inédito era discutir um tema amplo e complexo: se a exigência de experiência na realização de obras com as três técnicas construtivas era lícita e se estava fundamentada em conhecimentos técnicos de engenharia. Ele ressaltou a importância dessa primeira reunião desse tipo no TCE-PR, promovendo uma discussão livre, democrática e respeitosa entre os participantes.
 
Matéria com informações do Contraponto.
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

01 de junho de 2023

Servidores federais podem ter empresa, segundo especialistas ouvidos pela Folha de SP

Recentemente, a Folha publicou uma matéria que aborda a possibilidade de servidores...

01 de junho de 2023

Alep promove Audiência Pública sobre Data-Base e política salarial dos servidores públicos do Executivo

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoverá uma Audiência Pública...

26 de maio de 2023

Vitória! Reajuste de 12,13% é sancionado

 A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na quarta-feira (17) os projetos de lei que...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.