SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Curitiba sedia evento nacional de combate ao assédio nos TCs

  • 04 de maio de 2023
 

A jornalista e mestre em Neurocomunicação Juliana ...

Começou nesta terça-feira (2 de maio) a implementação efetiva de uma política de prevenção e combate a toda forma de assédio e discriminação nos Tribunais de Contas, com a realização do evento nacional online Ética Sim, Assédio Não. O Corregedoria Day, em celebração ao Dia Nacional da Ética, é sediado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e transmitido, pelo YouTube, para os membros e servidores dos demais TCs brasileiros.

O evento, que tem o objetivo de sensibilizar o público interno dos TCs quanto à importância de se prevenir e combater todas as formas de assédio - moral, sexual, racial e de gênero - em suas esferas de atuação, é realizado em parceria entre a Escola de Gestão Pública (EGP) do TCE-PR e o Instituto Rui Barbosa (IRB), entidade de capacitação do Sistema Tribunais de Contas.

Após um café da manhã no saguão do auditório do TCE-PR, os trabalhos tiveram início às 9 horas, com a mesa de abertura. O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) e presidente do Comitê de Ouvidorias do IRB, conselheiro Gilberto Jales, abriu o evento lembrando que esse evento nacional é o primeiro passo para difundir a importância de prevenir e combater o assédio cotidianamente.

Jales frisou ser oportuna a sua realização no Dia Nacional da Ética, logo após o Dia do Trabalho e no mês de maio, em que se comemora o Dia das Mães. Ele destacou a apresentação da Cartilha de Conscientização e Combate aos Assédios Moral e Sexual no Tribunais de Contas, que ocorrerá no evento.

O diretor-geral do TCE-PR, Davi Gemael de Alencar Lima, que representou o presidente, conselheiro Fernando Guimarães, agradeceu a presença de todos no auditório e nas redes sociais. Ele disse estar muito contente com a iniciativa do TCE-PR de sair na frente nessa proposta nacional de conscientização, até mesmo porque os TCs são legalmente obrigados a prevenir o assédio.

A diretora da EGP do TCE-PR, Vivian Feldens Cetenareski, afirmou ser motivo de honra e satisfação para o Tribunal sediar o evento, que promove a ética no trabalho e a busca por um ambiente laboral mais agradável, amistoso e amoroso, com mais empatia. Ela lembrou que os hábitos pessoais e comportamentos de cada um podem ofender e prejudicar os outros; e, portanto, é preciso haver uma reflexão sobre nossas atitudes, para que as crenças estejam alinhadas com a forma adequada de agir.

 

Comunicação Não Violenta

A partir das 10h, teve início a palestra com o tema Comunicação não Violenta, por meio da qual a jornalista e mestre em Neurocomunicação Juliana Karan explicou como a comunicação pode ajudar a criar empatia. Ela falou sobre as maneiras de se comunicar e destacou que todos temos uma parcela de pensamento violento, não amigável, dentro de nós, que não auxilia o próximo.

Segundo Juliana, temos que nos comunicar de maneira mais assertiva e verdadeira; e a neurociência nos ajuda nisso. Ela ressaltou a importância dos gestos, tom de voz, roupas e outros aspectos que traduzem nosso inconsciente e fazem o receptor de nossa mensagem ter uma leitura diferente.

A palestrante lembrou que um bebê se comunica desde quando está na barriga da mãe e, quando cresce, enquadra-se em uma forma pré-definida de se comunicar. Ela afirmou que é importante trazer de volta a naturalidade perdida, que promove a empatia.

Juliana frisou que atualmente a comunicação é a habilidade mais importante de um profissional e trata-se de um grande desafio corporativo. Ela também destacou a mudança de paradigma na análise do processo de comunicação, com a mudança de foco para ressaltar o receptor da mensagem, que deve ser tratado como o principal agente.

A comunicadora salientou que a realidade é a combinação do que está dentro e fora de nós; e que todos vivemos diferentes recortes de realidade que mudam a cada instante. Ela explicou que é difícil entender e julgar o recorte alheio, mas a neuroplasticidade nos permite mudar a forma de pensar e agir, por meio da insistência na mudança de hábitos.

 

Outras palestras

À tarde, das 14h às 15h30, o conselheiro Durval Ângelo Andrade e a analista de controle externo Flávia Ávila Teixeira, ambos do TCE de Minas Gerais, farão a apresentação da Cartilha de Conscientização e Combate aos Assédios Moral e Sexual nos Tribunais de Contas.

O evento será encerrado com a apresentação das ações de combate ao assédio implantadas pelo Governo do Estado do Paraná, das 15h30 às 16h30, pelo ouvidor-geral, Yohhan Garcia de Souza, e pelo coordenador de Integridade e Compliance do governo estadual, Paulo Aguiar Palacios.

 

Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.