SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Conversão de licença-prêmio em dinheiro deve incluir o auxílio-alimentação

  • 27 de abril de 2023
 
Turma Nacional de Unificação fixou tese sobre o assunto.
 
Os servidores públicos federais que se aposentam sem ter usufruído a licença-prêmio ou utilizado o tempo para fins de aposentadoria, possuem direito a indenização em dinheiro do período correspondente.
 
A base de cálculo para a conversão em pecúnia (dinheiro) da licença-prêmio deve ser a última remuneração percebida pelo servidor, multiplicada pelo número de meses de licença não usufruída.
 
De fato, muitos servidores adquiriram períodos de licença-prêmio, mas não usaram o benefício quando em atividade e também não receberam a respectiva indenização administrativamente, precisando buscar na justiça o direito.
 
Apesar de o judiciário reconhecer ser devida a indenização, haviam decisões diferentes quanto a inclusão ou não o valor do auxílio-alimentação na composição da remuneração a ser considerada no cálculo.
 
Com o julgamento do Tema 309, a 1ª Turma Nacional de Unificação pacificou a questão, firmando a tese de que é devida a inclusão no cálculo da indenização pela licença-prêmio não gozada do montante pago a título auxílio-alimentação, por se tratar de verba de caráter permanente.
 
Assim, restou fixada a seguinte tese para o Tema 309: "O auxílio-alimentação pago aos servidores públicos federais (Lei N. 8.460/92) integra a base de cálculo da licença-prêmio não usufruída e convertida em pecúnia".
 
Diante da importância dessa discussão para os servidores públicos o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (SINASEFE Nacional), através da assessoria jurídica de Wagner Advogados Associados, atuou no processo na qualidade de amicus curiae.
 
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.