SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

SINDICONTAS/PR define diretrizes para 2023

  • 08 de março de 2023

O Sindicato dos Servidores Públicos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR), através de sua Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo, reuniram-se nesta quinta feira dia 02/03 para definir as pautas a para 2023. Segundo o presidente Luiz Tadeu Grossi Fernandes, se mostrou um importante momento para que todos alinhassem ideias em prol dos servidores públicos do Tribunal de Contas.

“O objetivo foi definir as nossas ações prioritárias para este ano e a forma como vamos desenvolvê-las. Mas entendemos que outras questões podem surgir ao longo do ano, a ponto de interferir no andamento de alguns projetos, então tudo está sendo analisado com muita cautela para que possamos ter um bom planejamento e, assim, conseguir trabalhar em benefício de nossa categoria e do próprio sindicato”, explicou o presidente.

Desde a sua fundação, o SINDICONTAS/PR dedica-se à defesa dos direitos individuais e coletivos e representação legal dos servidores do TCE-PR, e neste ano, esse propósito se mantém ainda mais vivo e fortalecido, ainda mais considerando o cenário político e econômico atual, conforme expôs Maury Antônio Cequinel Junior, que faz parte do Conselho Deliberativo da entidade.

“Acreditamos que teremos a retomada da valorização dos sindicatos e centrais sindicais. A pauta do SINDICONTAS já em andamento reivindica, principalmente, para os aposentados a reposição da inflação dos anos de 2021-2023 e a melhoria do auxílio saúde. Para os idosos estas ações são prioridades, porque com a idade somos os que mais sofrem com os aumentos do custo de vida”, apontou.

E já pensando em novas conquistas, o sindicato teve um encontro com o presidente do TCE-PR, conselheiro Fernando Guimarães, no qual foram apresentadas reivindicações antigas e atuais, como: a reposição integral de 12,13% da Data-Base de 2022; Data Base de 2023; Auxílio saúde extensivo aos dependentes; Atualização de coberturas do seguro viagem; Reajuste dos auxílios por ato interno do TCEPR;  Diferenças de revisões gerais anuais passadas, Diferenças quando da implementação do auxilio creche; Atuação junto a presidência sobre requerimentos de servidores quanto a revisão legal da base de cálculo dos quinquênios para os optantes do quadro da lei n.º 18.691/15  e pagamentos das decisões exaradas nos acórdãos 7768/14 e 3279/2015.

Segundo Carlos Alberto Amaral Siqueira, também integrante do Conselho Deliberativo, o presidente do Tribunal demonstrou interesse em zerar os passivos dos servidores públicos e afirmou aos representantes do sindicato que todos os requerimentos protocolados pela entidade junto à Corte de Contas serão estudados considerando as possibilidades jurídicas e econômicas, para que a concessão dos mesmos seja feita da melhor forma. Amaral ainda falou sobre o papel do sindicato em todas essas ações, bem como a importância de se manter um bom relacionamento entre todas as partes envolvidas.

 “O sindicato está sempre lutando pela estabilidade de nossos servidores e também se coloca à disposição da presidência do TCE-PR para ajudar no que for possível, trabalhando em conjunto pela boa convivência e bom entrosamento em prol do atendimento das demandas. A gente reconhece que os servidores do Tribunal são bem remunerados, mas também não podemos, somente em função disso, deixar abrir brechas e precedências que acabem na perda de direitos, então, tem que manter um equilíbrio e o sindicato tem feito um bom trabalho e tem tido um diálogo amistoso com as administrações públicas”, destacou.

Para o vice-presidente, Evandro Arruda, essa atuação do SINDICONTAS/PR se fortalece e torna-se mais efetiva a partir da filiação e, por isso, algumas ideias já estão sendo alinhadas para que o número de filiados aumente nos próximos meses, como trabalhar mais em uma maior divulgação das demandas já conquistadas e aquelas que venham a ocorrer, além de possíveis investimentos em eventos sociais de formação técnica por parte do sindicato.

Vale ressaltar que, independente de ser filiado ou não, a entidade sempre estará à disposição para ajudar todos os profissionais da categoria no que for necessário. “O SINDICONTAS pode auxiliar os servidores no atendimento de seus interesses e direitos, por meio da oferta de assessoria jurídica e administrativa, abrangendo desde os assuntos funcionais, relacionados à estrutura de carreira e remuneração e até mesmo a negociação de parcerias e convênios externos”, esclareceu a diretora de divulgação e eventos, Talita Santos Gherardi.

Por fim, e frente aos desafios que venham a surgir nos próximos meses, a Diretoria e Conselhos se concentrarão em fortalecer a base do sindicato a partir da criação de novas estratégias de ação e de comunicação capazes de demonstrar aos filiados e aos auditores/técnicos de controle externo a importância da organização sindical para a defesa coletiva de direitos. 

“A valorização permanente da nossa categoria é uma das prioridades do SINDICONTAS. Acredito a atuação sindical forte e independente é não apenas necessária, como imprescindível para que as relações de trabalho no âmbito do Poder Público se modernizem e tragam bons resultados para todos os envolvidos nesse espaço”, salientou o presidente Luiz Tadeu Grossi Fernandes.

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.