Palavra do Presidente | Episódios que marcaram o mês de janeiro e a importância de fortalecer as instituições públicas

• 01 de fevereiro de 2023

O ano de 2023 começou com a chegada do novo governo, o que nos trouxe ânimo e ainda mais força de um trabalho em conjunto pela reconstrução do Brasil. Já nos primeiros dias de janeiro, ministros afirmaram que a nova gestão deve ser marcada pelo diálogo e pela conciliação e que a era dos conflitos entre os poderes se findou.

Apesar desta esperança em tempos melhores alçada pelos novos governantes, infelizmente, presenciamos no dia 8 de janeiro um atentado contra o Estado Democrático de Direito brasileiro e, através de noticiários, vimos invasões ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal. Os atos foram repudiados por diversas entidades sindicais, sociedade civil e instituições públicas que, em notas oficiais, demonstraram apoio às autoridades legitimamente constituídas que foram alvo das depredações, além de assumirem o compromisso em defesa da democracia.

E é diante desse lamentável episódio, que cabe encararmos o debate acerca dos valores democráticos e políticas públicas com seriedade e, principalmente, sinceridade, sem nunca abrirmos mão das instituições que são a nossa mais sólida garantia de continuidade dos direitos até aqui conquistados.

Instituições essas que, dia após dia, contam com o serviço público e estratégias para garantir mais transparência e estímulo ao controle dos recursos direcionados à população o que, consequentemente, fortalece a gestão pública como um todo. Um exemplo disso são os Tribunais de Contas que, em 17 de janeiro comemoram mais um ano de existência e que através da atividade de controle externo fazem com que o dinheiro público seja utilizado de forma eficiente atendendo aos interesses públicos.

Próximo do valoroso Dia dos Tribunais de Contas do Brasil, também tivemos a honra de acompanhar a cerimônia de posse do conselheiro Fernando Guimarães, no cargo de presidente; Ivens Linhares, vice-presidente; e Ivan Bonilha, como corregedor-geral, os quais agora integram a cúpula diretiva do TCE-PR, no biênio 2023-2024, bem como a posse de Augustinho Zucchi no cargo de conselheiro. Em nome do SINDICONTAS/PR mais uma vez parabenizo os nobres colegas e desejo sucesso na trajetória que se inicia a frente da Corte de Contas paranaense, esperando também que, de forma conjunta, promovam o fortalecimento do controle externo e aperfeiçoamento da administração pública.

E, para fechar as importantes pautas que marcaram o mês de janeiro, não poderia deixar de citar a eleição e posse das diretorias Executiva e Auxiliar e Conselho Fiscal, para o triênio 2023/2027, da Pública Central do Servidor, além da reunião que ocorreu entre o presidente da Conacate, Antonio Carlos Fernandes Jr, junto de outras entidades sindicais, com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, na qual foram debatidas as demandas referentes aos benefícios e reestruturação do INSS, tema que ao longo dos anos também vem sendo discutido e está entre os pleitos de nosso sindicato.

Diante dessa breve retrospectiva dos assuntos que ganharam destaque nesse início de ano, gostaria de reforçar a importância de trabalharmos juntos para orientar a política pública como a desejemos e pela modernização e valorização das atividades desenvolvidas pelos servidores públicos, pois só assim vamos contribuir de fato para a geração de um estado de bem estar social.

Avante, colegas! A luta continua, por nós e por todos.

Luiz Tadeu Grossi Fernandes

Presidente do Sindicontas-PR