Transformação digital: impacto e tendências no serviço público

• 26 de janeiro de 2023

A transformação digital constantemente impacta diversos âmbitos da sociedade e, nos últimos anos, a adoção de estratégias digitais ganhou ainda mais destaque, especialmente, com as mudanças ocasionadas pela pandemia da Covid-19. Neste cenário, boa parte da população também conseguiu perceber essas ações inovadoras dentro do setor público, que vem se movimentando no que diz respeito a desenvolver e melhorar a gestão de serviços à população a partir da modernização tecnológica.

Mas é fato que a sociedade, hoje, ainda enfrenta grandes desafios e o surgimento desse novo modelo de relações e processamento de informações baseado na tecnologia também marcam mudanças nos regimes econômicos e sociais, além de moldar gradualmente a própria gestão do Estado enquanto entidade essencial do país e que vem repensando seus processos internos e externos desde a sua concepção para que a máquina pública seja mais eficiente.

Ainda que o processo de implantação de ações digitais pareça lenta por parte do setor público, uma publicação do documento da E-Digital 2022-2026 demostra que o Brasil conquistou avanços importantes neste sentido, como a atualização da Lei de Tecnologia da Informação e Comunicação, ou Lei de TIC; do lançamento da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial; da implantação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados; do lançamento do pagamento instantâneo brasileiro (Pix); da realização do edital do leilão do 5G; e da unificação de serviços do Estado na plataforma do Governo Federal.

A criação dessas ferramentas também serviu para que a administração pública enxergasse quais os objetivos desejados pela população, abandonando antigos obstáculos burocráticos, assumindo uma postura em eixos temáticos da estrutura de governança, assim, melhorando o relacionamento com a sociedade, além de entender que o uso das novas tecnologias deve ser encarado como algo cultural e que deve ser potencializado constantemente.

Nesta linha de ações do desenvolvimento do serviço público, a computação em nuvem, integração de sistemas e gestão de dados citadas anteriormente são apenas os primeiros passos em um contexto que cada vez mais exige rapidez e inteligência por parte da população e da gestão pública. E é neste cenário que entra a transformação digital, com seus sistemas de desburocratização dos órgãos públicos, movimentando tendências ainda a serem trabalhadas nestes setores, como políticas públicas ainda mais participativas; modelos de gestão baseado em dados; comunicação multicanal com os cidadãos; investimentos no setor de TI; capacitação digital constante de servidores públicos; além de um funcionalismo público mais proativo e voltado para a inovação.