Estão abertas as inscrições para VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil que debaterá o papel das Cortes de Contas para a boa gestão e fortalecimento da democracia

• 15 de setembro de 2022

Matéria original/imagem: Instituto Rui Barbosa

A oitava edição do Encontro Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil (ENTC) será realizada no período de 16 a 18 de novembro, deste ano, no complexo do Hotel Windsor da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro – RJ, e abordará como tema “Os Tribunais de Contas como indutores da boa gestão e guardiões da democracia”.

O evento está sendo organizado pelas entidades representativas do Sistema de Controle Externo: Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon); e os Tribunais de Contas do Estado (TCE-RJ) e do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), anfitriões do Encontro.

Nesta edição, o evento busca fomentar entre os participantes, o debate acerca da democracia sob uma perspectiva que perpassa o cenário de preferências político-partidárias. Dentre os temas, estará a importância do controle externo no fortalecimento das instituições, a partir da aferição do efetivo impacto das políticas públicas e das entregas feitas à sociedade, com integridade e transparência.

Os Tribunais de Contas, ao promoverem o Seminário, cumprem com o exercício de suas funções orientativas e pedagógicas, voltadas à boa gestão e governança e ao combate ao desperdício e à corrupção, proporcionando uma visão mais ampla da democracia, contribuindo para que o cidadão brasileiro possa assumir um papel protagonista na tomada de decisões.

As instruções para inscrição no Seminário e a Programação Científica podem ser acessadas por meio do hotsite do evento: https://www.entc2022.com.br/entc2022