SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Discussões acerca do sistema eleitoral despertam reflexões sobre a democracia

  • 21 de julho de 2022

Estamos a três meses das Eleições 2022 e, neste momento, as discussões a respeito do sistema eleitoral brasileiro, bem como sobre quem serão os próximos representantes a ocuparem as cadeiras do Congresso Nacional, Governo Federal, Governo e Legislativos Estaduais se tornam ainda mais intensas. A corrida eleitoral é um momento importante para observamos os problemas do País, dos Estados e suas populações, além de ficarmos atentos aos candidatos que dialogam com propostas concretas para o bem-estar social e em prol da democracia.

Falando em eleições, um dos mais recentes assuntos e que tem causado repercussão na mídia, entre especialistas e sociedade civil, foi o encontro de Jair Bolsonaro com embaixadores, durante a última segunda-feira (18). Na ocasião, o presidente questionou a lisura do sistema eleitoral, afirmando que tem o desejo de “aprimorar os padrões de transparências” desse setor, além de criticar os ministros do Supremo Tribunal Federal. As falas de Bolsonaro foram analisadas nacional e internacionalmente como infundadas e como uma tentativa de fragilizar a democracia. Já para os apoiadores do chefe de Estado, o discurso mexeu ainda mais nas relações com o Tribunal Superior Eleitoral.

Essa reação de entidades civis e públicas, bem como as declarações do presidente apontam para uma reflexão sobre a importância de cada um exercer a cidadania através do voto, além de reconhecer a atuação da Justiça Eleitoral, que ao longo dos anos se mostrou íntegra e confiável, sem que haja nenhum registro ou indício de fraude no modelo eletrônico de votação que aplica no país. Para reforçar o fato de que o sistema é seguro, transparente e auditável, mostrando-se fundamental para a defesa e o fortalecimento da democracia, a Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral produziu alguns conteúdos que explicam alguns dos pontos sobre o assunto.

Destacando esse forte histórico de eleições livres e justas do Brasil fez com que esse modelo de sistema se tornasse referência para muitos outros países, como afirmou a própria embaixada americana e os cidadãos são uma parcela essencial para assegurar que o Estado Democrático de Direito seja conduzido com excelência e, por isso, o voto deve ser percebido pelas pessoas como um direito e não como uma obrigação.

Diante dos recentes posicionamentos que questionam o sistema eleitoral e avaliando o atual cenário para o pleito de 2022, o SINDICONTAS/PR coloca-se, como sempre, em defesa do regime democrático e esperamos que a disputa eleitoral aconteça de forma pacífica, com candidatos debatendo seus projetos e ideias, conforme o que dispõe a Constituição.

Reforçamos também a importância das entidades sindicais e órgãos públicos se mobilizarem em prol da democracia, como foi o caso da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), Atricon e Abracom, bem como o Tribunal de Contas do Estado do Paraná , que divulgaram notas oficiais em defesa do regime democrático e das instituições, em especial a Justiça Eleitoral. Além disso, o debate popular coletivo e do voto também se mostram como fortes instrumentos para a eleição de representantes que trabalhem pela implantação de políticas públicas de qualidade à população e, assim, construam uma gestão pública transparente e eficiente.

O SINDICONTAS/PR ainda reconhece a transparência do processo eleitoral brasileiro e que não há qualquer registro de fraude nas urnas eletrônicas desde a sua implantação. Por fim, a entidade reitera o apoio ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná pelos ataques sofridos nos últimos dias.

 

 

 

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.