Exercer a cidadania através do voto é um importante ato para a mudança política e social do país

• 09 de junho de 2022

As Eleições 2022 estão se aproximando e, neste momento, não poderíamos deixar de relembrar a importância de cada um exercer a sua cidadania na hora de escolher o presidente da República e seu vice, governador e vice, senador, deputado estadual e distrital, no caso do Distrito Federal, e federal, que irão elaborar leis e comandar a administração do país pelos próximos quatro anos. Ainda que para muitos seja impossível acreditar, o voto consciente mostra-se como uma das formas mais eficazes de tentarmos mudar a história do país e trazermos melhorias para a população brasileira.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, no pleito de 2018, entre o primeiro e segundo turnos registrou-se uma redução de 1.431.109 no comparecimento dos eleitores, queda de 0,97 ponto percentual. Os dados ainda relevam que de 147.306.275 eleitores aptos a votar no segundo turno, 115.933.451 compareceram à votação, número equivalente a 78,70% do total. Esse índice demonstra como grande parte do eleitorado, ano após ano, não está se empolgando com a escolha de quem irá representá-los seja no Congresso Nacional, seja em âmbito Estadual ou Municipal.

O fato é que o voto deve ser percebido pelas pessoas como um direito, não como uma obrigação. Não querer votar é uma opção do eleitor, mas é necessário que antes de tomar essa decisão haja uma discussão acerca do impacto que a abstenção vai ter para o alcance um resultado satisfatório no pleito, bem como no modelo político que vai reger o atendimento à população futuramente.

A ideia da responsabilidade que cada cidadão tem para com a coletividade ao escolher seus mandatários diz respeito aos direitos políticos ou cívicos e aos direitos sociais. No caso dos direitos políticos, estes podem ser positivos, ou seja, dando aos brasileiros a possibilidade de participar da vida política do país, ou podem ser negativos, quando o cidadão fica privado do gozo desses direitos devido a uma perda definitiva ou temporária. Já os direitos sociais tratam-se daqueles previstos pelo artigo 6º da Constituição Federal de 1988, como direito à saúde, educação, moradia, lazer, transporte e ao trabalho.

No atual cenário, entender a importância de usufruir desses direitos, especialmente, através do voto, vai refletir consideravelmente para a construção de uma gestão pública com contas equilibradas. Um evento referência sobre o assunto é o Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral. Organizado pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), a 8ª edição desse encontro aconteceu no início deste mês e teve como intuito promover debates sobre Direito Eleitoral e temas relacionados, através de conferências, palestras e workshops, contando ainda com a ampla participação da comunidade jurídica e universitária do país.

Vale destacar que esse e outros congressos a respeito do tema também são importantes, pois auxiliam os cidadãos a entenderem como funciona todo o processo eleitoral e a enxergar o voto como um forte instrumento de manifestação da sua vontade política em prol de largos segmentos sociais. E é nesse sentido também que os movimentos sindicais devem se engajar, seja utilizando o período eleitoral para combater as fake News seja produzindo campanhas para conscientizar os seus filiados e a sociedade de que mudanças são necessárias para que o Brasil se desenvolva e que isso pode ser possível com a participação cada um nas urnas.

Por fim, votar bem é algo essencial para a nação melhorar e é um direito e dever de cada cidadão. Além disso, é importante ficar atento em relação às condutas que os candidatos praticam a fim de contribuir para a transparência do processo eleitoral e para o fortalecimento da democracia. Participe das eleições!

Imagem: TSE