Palavra do Presidente | TCEPR: 75 anos de serviços prestados em prol da democracia e do bem-estar da população paranaense

• 02 de junho de 2022

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná completa hoje, dia 2 de junho, 75 anos de prestação de serviços em prol da democracia e de avanços no controle das contas públicas. E para comemorar mais essa data, não poderíamos deixar de recordar um pouco da história dessa instituição, que começou em 1947, ano de sua criação através do Decreto-lei estadual nº 627, emitido pelo então governador do Estado, Moysés Lupion.

Ao longo dos anos, o TCE-PR construiu uma trajetória de fiscalização importante para a transparência dos cofres públicos, bem como para o desenvolvimento da capacitação dos gestores públicos paranaenses e no apoio ao controle social. São mais de sete décadas de dedicação e de um preparo árduo para embasar os desafios de cuidar das contas da administração pública do Estado, e tudo isso não seria possível sem o eficiente trabalho prestado pelos servidores públicos que fazem parte de cada setor deste importante órgão público paranaense.

Mesmo com as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná mostrou que continua contemporâneo e firme na missão institucional e constitucional de transparência e fiscalização pública. Todos aqueles que passaram e que ainda permanecem exercendo suas funções no TCEPR, merecem o nosso reconhecimento pelas contribuições que deram para a construção do que o Tribunal é hoje e também na busca por um Estado melhor e mais justo.

A rotineira atuação não só da apreciação das contas públicas, mas também o respeito e valorização que tem pelos servidores públicos, bem como a atenção dada às demandas do sindicato demonstram como o Tribunal de Contas do Paraná está atento aos parâmetros do controle externo contemporâneo e isso representa um ganho significativo em termos de melhorias no funcionalismo público e aplicação do orçamento público para o pleno atendimento às necessidades da população.

Por todos esses motivos e por essa brilhante trajetória, é uma alegria compartilhar mais um aniversário desse grande órgão público. Hoje quero parabenizar o TCEPR por seus 75 anos de profícua atuação! Quando falamos do nosso Tribunal de Contas, nos vem à cabeça um prédio, um palácio uma instituição. Mas, muito mais do que isso, esta Corte de Contas é representada pelas pessoas que passaram boa parte de suas vidas dedicando o esforço e trabalho, os que estão na ativa, mas também os que se aposentaram e aqueles que já nos deixaram.

Quem construiu essa história são as copeiras, os porteiros, os motoristas, os terceirizados, mas principalmente o corpo deliberativo e o instrutivo do TCEPR, em especial, os auxiliares, técnicos e auditores, que exercem as atividades finalísticas. Esses servidores da Casa são a grande massa que dá a forma ao Tribunal de Contas. Tenho a imensa honra de, como presidente do sindicato, representar os servidores, de agora e do passado, que fizeram parte da trajetória desse importante órgão público.

Em nome dos servidores do SINDICONTAS/PR, manifesto os mais efusivos cumprimentos pelos 75 anos do TCEPR. Que essa instituição continue sendo esse farol para o movimento e atenção ao fortalecimento da atuação democrática e que, através de suas competências, se aproxime ainda mais dos paranaenses para que o nosso estado se desenvolva ainda mais.

Parabéns, Tribunal de Contas do Paraná. Parabéns presidente, conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores e, em especial, auditores técnicos e auxiliares de controle por estes 75 anos!

Luiz Tadeu Grossi Fernandes
Presidente SINDICONTAS/PR