A importância da capacitação dos servidores para a eficiência da gestão pública

• 12 de maio de 2022

Frequentemente, servidores públicos têm sido alvos de ataques ocasionados pelo grande uso de desinformação e distorção de dados. Por isso, é fundamental lembrarmos à sociedade civil a importância destes profissionais que escolheram o ofício do "bem servir" e se dedicam ao atendimento da população nas mais diversas áreas, como em escolas, hospitais, repartições administrativas e departamentos de segurança.

Um município não funciona sem um quadro de servidores públicos, pois estes atuam como agentes da construção social prestando serviços essenciais aos habitantes. É investindo em servidores públicos capacitados e dedicados que o Poder Público vai garantir a plena democracia e o desenvolvimento de uma nação. Uma das formas de essa visão de Gestão de Pessoas ser alcançada é valorizando esses agentes públicos por meio de uma gestão inovadora, pautada na valorização de talentos, despertando o sentimento de pertencimento em cada um deles.

A estratégia utilizada na colaboração de uma gestão pública eficiente consiste em trabalhar o potencial humano com criatividade, articulando conhecimento, qualidade de vida e integração dos servidores públicos, entendendo os desafios e possibilidades de atuação dessa categoria. No Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), por exemplo, existe a Escola de Gestão Pública, que oferece diversos cursos e treinamentos gratuitos para a formação e capacitação dos seus servidores e de jurisdicionados.

É através da capacitação da EGP que servidores do próprio TCE-PR e de entidades vinculadas à gestão pública, além da sociedade civil em geral fortalecem as boas práticas e o bom exercício das suas funções públicas, contribuindo para garantir a fluidez e produtividade no atendimento às demandas da população.

Segundo o supervisor de Capacitação da Escola de Gestão Pública, Fernando Rego Barros, a contínua atualização dos servidores nas áreas de atuação do TCEPR certamente traz uma melhoria de percepção e análise da legalidade e legitimidade dos atos administrativos dos jurisdicionados. Ele ainda ressalta que a EGP, antes de mais nada, é uma porta de comunicação entre os jurisdicionados e o Tribunal, especialmente quanto à melhoria técnica dos jurisdicionados para trabalhar em conjunto com o TCEPR na gestão das contas públicas.

“Todos os cursos ofertados são gratuitos e realizados de acordo com nosso público-alvo (servidores, jurisdicionados e demais interessados). Basta que se esteja atento aos nossos avisos no site (www.tce.pr.gov.br/egp) ou via e-mail para realização da inscrição desejada”, explicou Barros.

Sobre o formas de incentivo para que o servidor público busque melhorar o desempenho de suas funções, o supervisor da EGP acredita que, além do aprimoramento técnico e das vantagens previstas na carreira deve-se pensar sempre em prever a carga de trabalho e tarefas do servidor para que possa se dedicar ao aprimoramento profissional. “Não se busca tão somente a melhoria dos serviços públicos prestados, mas, também, o bem-estar do servidor envolvido”, concluiu.

Entendendo a importância desse aprimoramento profissional e que há um tempo alguns setores da sociedade questionam o papel do Estado e de seus servidores no atendimento ao cidadão, o SINDICONTAS/PR reconhece que não há como se falar em serviço público de qualidade sem servidor público, pois um depende do outro para existir e acolher a população com respeito e dignidade. Por isso, o sindicato trabalha arduamente como representante dos interesses dos servidores do TCE-PR, visando garantir os direitos adquiridos e buscando novas conquistas através da capacitação das funções que exercem. Reiteramos também que, cotidianamente, estamos em contato com importantes entidades representativas do serviço público, de forma dinâmica, para que haja avanços em todas as esferas que compõem a administração pública.