SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

"Ministério Público de Contas atua para um controle externo proativo, integrado e efetivo"

  • 05 de maio de 2022

Matéria original/imagem: TCE-PR

"Nos próximos dois anos, o Ministério Público de Contas do Estado do Paraná estará sempre aberto ao diálogo e ao trabalho conjunto para que, de maneira cooperativa, contribua para a defesa de uma administração pública eficiente, transparente e ética, capaz de promover a efetivação dos direitos fundamentais e resguardar os valores constitucionais da nossa República. Sinto-me preparada e disposta para isso. Contem comigo!"

Com essas palavras, Valéria Borba encerrou o pronunciamento na solenidade em que foi empossada no segundo mandato como procuradora-geral do MPC-PR, no biênio 2022-2024. A cerimônia ocorreu na abertura da sessão ordinária nº 14/22 do Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), às 14 horas desta quarta-feira (4 de maio). A sessão foi realizada por videoconferência.

Após agradecer a recondução ao cargo - que ocupa desde maio de 2020 -, Valéria destacou que vem contando com prestígio, suporte e disponibilidade do Tribunal de Contas para a manutenção de um ambiente produtivo e com respeito às competências de cada instituição. "O Ministério Público de Contas atua para um controle externo proativo, integrado e efetivo", afirmou a procuradora-geral.

O presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo, declarou que, nos últimos dois anos, Valéria Borba manteve a inovação no MPC-PR, especialmente num momento tão difícil, ainda marcado pela pandemia da Covid-19. Na avaliação do presidente, Valéria vem conduzindo o MPC-PR com "humanidade", mostrando grandeza ao contribuir com a administração pública paranaense, indicando correções em atos e procedimentos.

O conselheiro Nestor Baptista - em cuja presidência, em junho de 1994, Valéria Borba ingressou no MPC-PR, após aprovação em concurso público - destacou a contribuição dela ao longo destes quase 28 anos. "É muito bom trabalhar com gente de caráter, séria, estudiosa e apaixonada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná", afirmou. "O atual presidente vai contar com um Ministério Público diligente, qualificado e com disposição para ajudar a administração pública do Paraná."

O conselheiro substituto Sérgio Valadares Fonseca inseriu Valéria Borba entre os ilustres cidadãos nascidos em Paranaguá, como o ex-governador do Paraná Bento Munhoz da Rocha Neto (1905-1973), o compositor e diplomata Brasílio Itiberê (1846-1913) e a escritora Júlia da Costa (1844-1911).  "A procuradora Valéria demonstra firmeza, altivez e serenidade na defesa das prerrogativas do MPC, sempre com base em bem fundamentados pareceres", disse o conselheiro substituto.

 

Balanço

Valéria Borba apresentou uma prestação de contas dos principais avanços do MPC-PR na sua primeira gestão como procuradora-geral. Destacou a implantação do Núcleo de Análise Técnica (NAT), regulamentada pela Instrução de Serviço nº 70/21. Desde sua criação, o NAT já analisou 150 denúncias apresentadas por cidadãos ao MPC-PR. Desse total, cerca de 20 foram transformados em Procedimentos de Apuração Preliminar (PAPs), para a adoção de medidas processuais cabíveis no âmbito do MPC-PR.

 Em 2020, o órgão ministerial executou fiscalização nos portais da transparência municipais em relação aos gastos relativos ao combate à pandemia causada pelo coronavírus. Em abril daquele ano, lançou o Manual de Orientação aos Gestores - Alimentação Escolar , para auxiliar os que atuam com o tema na rede pública de ensino.

Em 2021, foi reformulada a política editorial da Revista MPC-PR . A partir da edição nº 14, todos os artigos enviados são submetidos à dupla revisão cega dos pares. Para possibilitar esse aprimoramento técnico do conteúdo veiculado, o MPC-PR mantém um conselho de pareceristas formado por mais de 50 pesquisadores, de diversos estados brasileiros.

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.