Doar parte do Imposto de Renda é contribuir para causas de forte impacto na sociedade

• 31 de março de 2022

Você sabia que é possível doar parte do seu Imposto de Renda a projetos sociais? Pois é! Ao destinar parte do seu IR como doação, o contribuinte colabora com uma entidade da sua confiança e ainda fiscalizar a aplicação dos recursos, ao invés de pagar a totalidade do imposto devido para o governo.  Mas vale lembrar que apenas as pessoas que optaram pelo modelo completo de declaração podem fazer uso desse incentivo fiscal.

O prazo para fazer esta ação termina em abril e, neste ano, pessoas físicas podem doar até 3% do imposto devido, e para pessoas jurídicas, o valor é de 1%. A Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa continuará o convênio firmado com a Receita Federal e o dinheiro recebido será muito útil para viabilizar os conselhos e fundos municipais e estaduais voltados às pessoas idosas.

QUEM DEVE FAZER A DECLARAÇÃO DO IR – pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima do limite (R$ 28.559,70); rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima do limite (R$ 40.000,00); que obteve receita bruta anual decorrente de atividade rural em valor acima do limite (R$ 142.798,50); aquele que pretenda compensar prejuízos da atividade rural deste ou de anos anteriores com as receitas deste ou de anos futuros; que teve a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro do ano-calendário, de bens ou direitos, inclusive terra nua, acima do limite (R$ 300.000,00); que obteve ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto; optou pela isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro, no prazo de 180 dias; realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas; ou aquele que passou à condição de residente no Brasil, em qualquer mês, e nessa condição se encontrava em 31 de dezembro do ano-calendário.

Para declarar o imposto de renda é bem simples, basta o contribuinte acessar o site da Receita Federal ou então baixar o aplicativo “Meu Imposto de Renda” no Google Play (para Android) ou na AppStore (iOS) e preencher todas as informações solicitadas com os comprovantes de todos os rendimentos obtidos no decorrer do último anos. Durante este preenchimento haverá a opção “Doações Diretamente na Declaração” em que o cidadão pode colocar o valor que deseja doar e o tipo de fundo escolhido, se será nacional, estadual ou municipal. É importante que, depois de enviar a declaração, a pessoa confira o “status” desse processo para que, caso haja alguma pendência, esta seja regularizada.

De acordo com dados da Receita Federal, o potencial de doação dos brasileiros é superior a 4 bilhões, e mais de 97% dos contribuintes não realizam essa destinação, por isso, é essencial reforçarmos a importância deste ato, que pode transformar a vida de diversos brasileiros. Quando um indivíduo opta por doar parte do seu imposto de renda, ele está ajudando não só uma instituição, mas fortalecendo o desenvolvimento de projetos que têm alto impacto na sociedade.

DOE SEU IMPOSTO DE RENDA

INSTITUIÇÕES PARANAENSES QUE RECEBEM RECURSOS DO IR – Aqui em Curitiba temos o Hospital Erasto Gaertner, que é um centro de excelência em prevenção, diagnóstico, tratamento ensino e pesquisa do câncer, referência no sul do Brasil. A instituição destina as doações recebidas aos projetos voltados às crianças e idosos e, segundo o analista de negócios do hospital, Carlos Schustes, com esse valor é possível fazer o pagamento de medicamentos e serviços de terceiros, como água, luz, gás natural, coleta de resíduos, serviços de lavanderia, entre outros.

Em 2021, o Hospital Erasto Gaertner arrecadou para os projetos do Idoso e criança R$ 7.000.000,00 com destinações de IR Pessoa Física e Jurídica, sendo que só as doações de pessoa física representaram 15% do total de doações. Conheça mais sobre os projetos do hospital AQUI.

COMPROMETMENTO COM A CAUSA - Alguns dos colaboradores e associado do SINDICONTAS/PR frequentemente demonstram interesse em ajudar projetos sociais, inclusive, através da doação de parte do imposto de renda. O servidor aposentado do Tribunal de Contas do Paraná e também filiado do nosso sindicato, Daniel Candido da Silva, acredita que as doações são importantes para as entidades sociais, pois trazem ainda mais recursos ao trabalho pelo bem comum. Mensalmente, ele faz doações às instituições religiosas e entidades que cuidam de animais, idosos e pessoas com doenças graves.

A Auditora de controle Externo e diretora de Divulgação e Eventos do sindicato, Talita Santos Gherardi falou um pouco sobre a relevância dessas doações. “É através dos recursos recebidos em doação que as entidades assistenciais financiam seus projetos e ações em busca do atingimento de seus objetivos enquanto instituição filantrópica”, afirmou.

Talita ainda acredita que a partir do momento que destinamos parte do imposto de renda às instituições, estamos promovendo não somente seu fortalecimento, mas garantindo a continuidade da prestação dos serviços assistenciais através de novos projetos, e consequentemente, colaborando para a transformação da realidade de seus assistidos.

Todo ano, ela faz a doação de 6% do imposto devido, conforme permite a legislação, para instituições como o Pequeno Cotolengo; Hospital Pequeno Príncipe; Hospital Erasto Gaertner; Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e APAE do município de Borrazópolis. “Entendo que as doações através do imposto de renda podem representar uma importante fonte de arrecadação para essas entidades a partir do momento em que mais contribuintes aderirem a essa prática”, finalizou.

O SINDICONTAS/PR reconhece a importância de um maior engajamento e participação da sociedade e, neste caso, dos contribuintes do imposto de renda, no processo de execução de políticas públicas voltadas ao atendimento daqueles que mais necessitam de atenção, sejam eles crianças, adolescentes ou idosos. A doação de parte do IR e o uso desses recursos é apenas uma das alternativas para potencializar as chances de mudança de algumas realidades sociais. Faça sua parte. Doe!