SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

A importante valorização do servidor público para o desenvolvimento da sociedade

  • 24 de março de 2022

Constantemente observamos os servidores públicos como alvos de ataques de grupos políticos e da grande mídia, que tentam a todo custo precarizar e desestimular as carreiras daqueles que diariamente trabalham em prol do bem-estar da sociedade. Muitas pessoas não conseguem enxergar, mas é através do funcionalismo público que construímos parte importante da democracia e garantimos o acesso aos direitos básicos de cada cidadão, como saúde, justiça, educação, segurança, entre outras áreas que de fato fazem um Estado funcionar.

Nas últimas semanas, notamos algumas publicações que explicitamente atacam o funcionalismo público e que apoiam propostas que aprofundam a retirada de direitos de diversas categorias, inclusive, criando enquetes duvidosas, ainda mais quando o assunto a correção do salário pelo índice da inflação, questionando até que ponto o servidor público merece tais garantias, sem considerar que este é um direito de todo trabalhador, quer seja da iniciativa privada ou servidor público.  

A maioria tenta usar manobras a respeito do orçamento público para colocar a população contra os servidores, quando estes buscam um direito fundamental de manutenção do poder de compra do salário. Um caminho viável seria que estes meios de comunicação tivessem um posicionamento mais neutro sobre diferentes assuntos, pautando-se em dar apenas a notícia que é de interesse da população e que vai contribuir de alguma forma para o dia-a-dia das pessoas.

Devemos sempre ter um olhar mais atento àqueles que frequentemente atacam os servidores públicos e que insistem em questionar os direitos garantidos por lei a estes profissionais, pois, neste tipo de opinião podem estar velados interesses próprios ou que dizem respeito a um único grupo de pessoas. O serviço público carece de apoio, não de dúvidas ou medidas que ferem a real função deste setor perante o desenvolvimento social.

Por isso, reafirmamos nosso posicionamento em defesa do funcionalismo público, especialmente, dos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, e nosso compromisso com a luta pela permanência das prerrogativas inerentes à categoria, bem como o constante trabalho pela conquista de novos direitos e valorização do serviço público.

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.