Palavra do Presidente | A luta sindical e a representatividade feminina

• 03 de março de 2022

Chegamos ao terceiro mês de 2022, e por mais que pareça cedo, já podemos comemorar alguns avanços obtidos no âmbito do funcionalismo público do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, especialmente, aqueles referentes ao salário dos servidores ativos e inativos e outros pagamentos, como indenização de férias e licenças especiais não usufruídas, que até então estavam suspensos devido à Lei Complementar nº 173/2020, além é claro, da Revisão Geral Anual que concede um reajuste salarial de 9,32% a nossa categoria, proposta essa que foi enviada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná à Assembleia Legislativa Estadual, onde segue em tramitação. Nossos esforços foram reconhecidos, e não poderíamos deixar de comemorar esse momento junto com um grupo de pessoas que há muito tempo também vem lutando por seus direitos, por respeito e que vem conquistando ainda mais espaço na sociedade como um todo: as mulheres.

Próximo do dia 8 de março, data em que se comemora o “Dia Internacional da Mulher”, nada mais justo do que reverenciarmos e dirigirmos nossas homenagens a todas as gentis colaboradoras do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) e também às servidoras públicas do TCE-PR, que ajudam a fazer dessas duas instituições lugares cada vez melhores, através de suas competências e dedicação nas funções que exercem. A presença de vocês é de extrema importância para os diferentes ambientes de trabalho.

Embora ainda estejamos vivendo momentos difíceis, como a pandemia da Covid-19 e a proliferação de outros vírus, não devemos perder o foco e nem essa união, que são os pilares para conseguirmos transformar as adversidades em lição e, então, alcançarmos nossos objetivos. E é celebrando nossas conquistas e também as de outros grupos que estreitamos ainda mais nossas relações e entendemos que juntos somos mais fortes.

Pensando nisso, e entendendo que as mulheres fazem parte de uma história de luta e conquistas, que o SINDICONTAS/PR em parceria com a ABRTC (Associação Beneficente e Recreativa do Tribunal de Contas) vai promover um evento dedicado às associadas e/ou sindicalizadas das entidades, o qual acontecerá no estacionamento do Tribunal de Contas, dia 8 de março, das 10h30 às 16h, seguindo as normas vigentes de segurança e distanciamento devido à pandemia de Covid-19. Na ocasião serão entregues algumas lembranças a essas mulheres, que muito fizeram e ainda fazem para o crescimento das entidades.

A presença de cada uma de vocês será uma honra neste importante evento. Mais uma vez reforçamos nossas homenagens a todas as mulheres que seguem a dianteira não só nos setores públicos, mas em diferentes espaços da sociedade, dando ainda mais representatividade à luta feminina. Que possamos sempre comemorar nossas vitórias juntos. Parabéns a você mulher pela significativa data!

Luiz Tadeu Grossi Fernandes
Presidente SINDICONTAS/PR