SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

A responsabilidade e o papel da independência da Auditoria de Controle Externo na administração pública

  • 24 de fevereiro de 2022

Na atual estrutura dos Tribunais de Contas brasileiros é notória a sua relevância, na medida dos instrumentos que o ordenamento legal lhe oferece, como órgão fiscalizador das contas públicas, sendo vital para a prevenção e combate à corrupção, bem como para garantir a transparência e o controle social. Considerando o papel constitucionalmente atribuído a Corte de Contas e entre as grandes funções que desempenham as atividades indispensáveis para o pleno exercício desses Tribunais temos a Auditoria de Controle Externo, que elabora pareceres sobre os processos de prestação de contas e aponta os achados de auditoria a partir das evidências colhidas junto aos fiscalizados.

Neste cenário de evidente importância dos cargos de Auditoria de Controle Externo, reforça-se a indispensabilidade da definição da função e, especialmente, o reconhecimento da autonomia da Auditoria, que contará com um controle externo cuja estruturação e exercício estarão mais adequados para atingir sua finalidade dentro da sociedade. Além disso, a integralidade da independência funcional (individual e coletiva) se concretiza por meio da prerrogativa conferida a esses servidores públicos de decidirem os aspectos formais, temporais e materiais relativos à execução das Auditorias Governamentais, bem como os limites da independência individual.

Com a independência da função, os servidores treinados, qualificados e com experiência para Auditoria vão dar prioridade aos trabalhos que resultem em maior efetividade ao controle externo, prevenção e combate à corrupção, além da melhoria da governança na gestão de recursos públicos, garantindo maior transparência. É importante ressaltar também, que a autonomia dos auditores não deve ser afetada por interesses pessoais ou externos, considerando as questões relacionadas à função.

A tarefa primordial é pensar na boa estruturação dos profissionais que exercem a auditoria de controle externo, com foco no aperfeiçoamento desses servidores públicos e que tenham atribuições bem definidas, remuneração adequada, assim como garantias e vedações que estejam a altura da função social exercida dentro dos Tribunais de Contas, construindo, desta forma, um caminho adequado sobre a fiscalização dos recursos públicos repassados aos órgãos e entidades do setor público e do terceiro setor.

Observando todos esses efeitos gerados pela autonomia da função e em consonância com os servidores dos demais tribunais do Brasil, o SINDICONTAS-PR está trabalhando arduamente pelo fortalecimento e independência da Auditoria de Controle Externo, que é o produto principal dos Tribunais de Contas, assim como importante ferramenta de combate à corrupção e à má gestão.

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.