SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Banco Central anuncia novo aumento e Selic vai a 10,75%

  • 02 de fevereiro de 2022

Matéria original? Nexo Jornal

O Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (2) que decidiu aumentar a taxa Selic em 1,5 ponto percentual. É a oitava decisão consecutiva de alta da taxa básica de juros, que chega a 10,75% ao ano.

Com a decisão, a taxa básica de juros fica acima de 10% pela primeira vez em quatro anos e meio. O Banco Central iniciou o atual ciclo de alta dos juros em março de 2021, em reação à disparada dos preços no país e às incertezas crescentes em torno da economia brasileira. Em 2021, a inflação ficou em dois dígitos pela primeira vez desde 2015.

A taxa Selic serve de referência para a definição dos juros cobrados pelos bancos em empréstimos, o retorno de títulos do Tesouro e até o rendimento da caderneta de poupança. Por isso ela é conhecida como a é a taxa básica de juros da economia brasileira.

A Selic é também o principal instrumento da política monetária do Banco Central, cujo objetivo central é o controle da inflação. Desde 1999, o Brasil adota um regime de metas de inflação. O Banco Central estipula metas para a variação de preços em um ano, com uma margem para mais e outra para menos – as chamadas bandas. Ele age para manter a inflação dentro desse objetivo, usando a taxa de juros como instrumento. Se a inflação está alta, o Banco Central aumenta os juros; se a inflação está baixa, há espaço para reduzir a Selic.

Em 2021, a inflação superou o teto da meta. No começo de 2022, está em patamar alto, ainda que a expectativa ampla seja de que o aumento de preços perca fôlego ao longo do ano.

 

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.