SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

A (de)forma tributária e o fim dos benefícios de alimentação para os trabalhadores

  • 22 de julho de 2021

A Reforma Tributária, que visa mudanças nas leis que determinam a cobrança e o pagamento de impostos e tributos, pode acabar com os benefícios de alimentação de 22 milhões de trabalhadores atendidos pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Segundo proposta incluída no relatório da reforma tributária, apresentada pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA), o corte dos benefícios visa compensar as perdas de arrecadação com a redução da alíquota IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) dos atuais 25% para 12,5%.

Se aprovado o texto da maneira como escrito atualmente, vai desequilibrar toda a cadeia produtiva, segundo Jéssica Srour, diretora executiva da ABBT (Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao trabalhador), visto que estudos comprovam que os benefícios alimentares interferem diretamente na produtividade do trabalhador.  Esta pauta já foi tema de estudos da Organização Internacional do Trabalho, que atestou que uma alimentação inadequada pode reduzir 20% da eficiência do trabalhador. Além disso, com a perda dos vales alimentação e refeição, os colaboradores reduzem uma boa parte da composição da sua renda.

A reforma tributária pode ser crucial para um grande número de falência de estabelecimentos. A própria ABBT realizou em 2016 um estudo que comprova que, caso sejam extintas as concessões de tais benefícios,  cerca de 100 mil padarias, bares e restaurantes podem fechar suas portas.        

Curitiba, 21 de Julho de 2021
Letícia Larsen| Comunicação Sindicontas-PR
 

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.