SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

A Reforma Administrativa vai além do funcionalismo público e afetará negativamente toda a sociedade

  • 16 de junho de 2021

A PEC32 vai muito além de prejudicar apenas os servidores públicos. Ela acarreta prejuízo em diversas esferas, como à economia local por exemplo, devido a contratos sem garantia de estabilidade, remunerações reduzidas e precarização do trabalho. Com base em dados do Dieese de 2019, pesquisas indicam que a administração pública tinha 50% ou mais de participação no total dos empregos formais. Com a Reforma Administrativa, segundo os estudos, afetará diretamente as economias locais e terá impacto na renda dos aposentados e pensionistas. 

A dificuldade de planejamento a longo prazo reflete diretamente na qualidade do serviço, que com a flexibilização da estabilidade gera a descontinuidade dos contratos e consequentemente o fluxo de informações sobre os setores do serviço público será prejudicado. Os servidores do TCE/PR, por exemplo, que estão em constante evolução e aprendizado através de cursos, capacitações, seminários para exercer suas funções com excelência e maestria, que dispende tempo e investimento, não só monetário, mas de tempo do servidor, é possível concluir que, sem estes criteriosos processos, a qualidade do serviço não será a mesma.

Além do desperdício de recursos ao contratar e encerrar contratos, sem falar na qualificação que precisará ser realizada a cada novo trabalhador que inicie a tarefa designada. A questão do apadrinhamento político também tende a aumentar a níveis catastróficos, ao tornar a seleção de pessoas impessoal e menos criteriosa.
 

A falta de transparência no uso privado de recursos e infraestrutura pública pode aumentar, pois uma vez permitida a participação de empresas com fins lucrativos, a situação muda de figura e abre margem para corrupção.

Medidas autoritárias podem confundir os cidadãos na reorganização do serviço público, pois a concentração de poder de decisão do Poder Executivo pode extrapolar os limites e culminar em autoritarismo, que infelizmente é a dura realidade do governo atual.

As consequências, digam-se elas em sua totalidade negativas, serão sentidas por todos os brasileiros. As conquistas democráticas, os direitos adquiridos, as lutas dos sindicatos e movimentos sociais construídos até hoje com árduo sacrifício, poderão ser aniquilados em uma única canetada. Sem sombra de dúvidas, os efeitos provocarão desigualdades sociais, precariedade nos serviços públicos e atingirá principalmente os que mais necessitam de apoio social e dependem de políticas públicas como acesso à saúde, educação e segurança.

O SindiContas/PR reitera a importância da luta conjunta contra a REFORMA ADMINISTRATIVA, assim como a conscientização de tudo que ela significa e os seus impactos, não só no funcionalismo público, mas na sociedade como um todo.

 

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.