SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Início do Curso de Formação Sindical teve aula sobre "O que é o Sujeito de Direito"

  • 02 de junho de 2021

O Curso de Formação Sindical, oferecido pela Pública Central do Servidor em parceria com o Sindilex teve início nesta terça feira, com mais de 70 inscritos do Brasil inteiro. Em modalidade virtual, a primeira aula contou com a presença de representantes sindicais, estudantes, servidores públicos, profissionais da comunicação, todos interessados em adquirir conhecimentos e trocar experiências. 

O curso teve como assunto introdutório a trajetória dos movimentos sindicais na história e sua relação com a filosofia, comportamento humano, estudos científicos e relatos inspiradores. O palestrante do dia foi o Professor Marcos Alcyr Brito de Oliveira e abordou o tema "O que é o Sujeito de Direito":     

- O conceito de sujeito de direito, como representação abstrata do ser humano portador de direitos.
- O papel do direito e do Estado na formação e determinação das garantias subjetivas do indivíduo.
- Modos de produção existentes na história.  

Marcos Alcyr Brito de Oliveira é Doutor em Filosofia do Direito pela USP. É diretor da FENASTC, foi presidente e atualmente é diretor do Sindilex e professor da Escola Sindilex.

Internacionalmente, o capitalismo encontra-se na fase mais agressiva – e visível – de acumulação. Em meio à pandemia, grandes grupos econômicos acumularam enormes riquezas. Um dos mecanismos utilizados (que não é novo) para facilitar o aumento dos lucros é o desmonte dos direitos conquistados – a duras penas – pelos trabalhadores. O mundo está na fase superior de desenvolvimento do capitalismo. Nessa fase, prevalecem os interesses do capital financeiro (que alguns, ainda, denominam de neoliberalismo) sobre a vida e a produção.      

No Brasil, cuja economia é dependente, e destinada, pelos Países Centrais a ser fornecedora de matérias primárias (grãos, carnes, minério de ferro e outros minérios e petróleo bruto), o sistema de bem estar social nunca atingiu os patamares dos países mais desenvolvidos economicamente, como EUA, Canadá, Japão, França ou Alemanha, por exemplo. Os trabalhadores brasileiros convivem com a super-exploração de sua força de trabalho.

Para mais informações sobre o Curso de Formação Sindical, acesse o site www.sindilex.org.br

 

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.