SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

QUAL É O PAPEL DO AUDITOR EM MEIO A PANDEMIA?

  • 29 de abril de 2021

 

27 de abril, dia do Auditor de Controle Externo. Então, qual nosso papel na vida Brasileira? E, em meio à crise provocada pela COVID-19?

Nossa atuação é institucional, portanto, “jogamos com a mesma sorte” dos 33 Tribunais de Contas Brasileiros.

Aos Tribunais de Contas e, por conseguinte aos Auditores, é exigível que atuem no exame da efetividade, da supremacia do interesse público e da economicidade, das grandes funções públicas. O Auditor pode (e deve) se apresentar em defesa da cidadania com seus conhecimentos e experiências, um papel relevante, não superior, mas, de maior alcance daquele que está na primeira linha do atendimento.

Assim, precisamos acompanhar receitas e gastos em auditorias concomitantes. Neste momento de escassez de recursos, devemos verificar se cada centavo liberado para o setor de saúde está sendo adequado e eficientemente usado. Esta? É suficiente? Se a medicação entregue está dentro do prazo de validade e distribuída adequadamente; se os leitos hospitalares são suficientes para o atendimento da população; se os equipamentos adquiridos estão chegando onde são necessários; se há suficientes equipamentos de proteção individual, EPIs (máscaras, gorros, luvas, aventais), sobretudo aos profissionais da saúde e de serviços essenciais.

E ainda e especialmente, se os planos emergenciais (ou de contingência) dos Governos, nos três entes federados (a saúde é responsabilidade solidária, art. 195, CRFB) são capazes de responder a crise.

Desse modo, em extremo, quando o médico estender a mão em procedimento de intubação endotraqueal do paciente, receberá o equipamento necessário e terá um respirador funcionando para salvar uma vida.

Você, AUDITOR, e você CIDADÃO, consideram “pequeno” esse papel?

Importa saber, se estamos cumprindo nossa missão. Estamos?

Na crise provocada pela COVID-19 renasceram os Estados Nacionais, desapareceu o mercado que hoje são aqueles que vivem de rendas financeiras, sem nada produzir. E as pessoas do povo podem ver os servidores públicos, em especial do SUS, Infectologistas, Cientistas e Pesquisadores, Engenheiros de Universidades Públicas, Pessoal de Segurança e outros, como aqueles que estão empregando suas vidas na defesa de todos. Importa mencionar a Fiocruz e o Instituto Butantã na produção de vacinas.

Alain Badiou¹ escreve: “uma epidemia se torna complexa pelo fato de ser sempre um ponto de articulação entre determinações naturais e sociais. Sua análise completa é transversal: é preciso compreender os pontos em que as duas determinações se interceptam e tirar conclusões”.

Estamos em meio a uma guerra de narrativas. (1) Foi a COVID-19 quem deflagrou a recessão no Brasil, quando já estávamos em crise desde 2014? Ou apenas agravou? (2) No Brasil, o novo Coronavírus expressa a miséria histórica, econômica e social, que traduz a iniquidade do modelo econômico de subdesenvolvimento. No país que mais exporta grãos, é razoável ter 120 milhões de nacionais ameaçados pela fome? Este padrão econômico segue batendo no nosso rosto com uma força nunca antes enxergada. Cresce o número de bilionários no Brasil em meio às mortes generalizadas. O que faremos? Manter a EC 95/16 do teto de gastos? Um falso teto criado para conferir prioridade completa aos gastos com a dívida pública que sequer se sustenta.

O Governo e o Congresso correram para aprovar a Emenda Constitucional 109/2021 (PEC da emergência?), para garantir R$ 44 bilhões (?) para auxílio emergencial e aproveitaram (novamente) para agredir os servidores Públicos.

Não é razoável seguir examinando a Contrarreforma Administrativa (PEC 32/20) em meio à Pandemia. Não é reforma, é desmonte do Estado Nacional.

Nosso isolamento social cresceu com o teletrabalho, porém, também cresceu nossa consciência em defesa da Independência da Função de Auditoria. É o ajuste necessário no sistema de Controle Externo, defende a FENASTC.

A independência da Função de Auditoria mudará os Tribunais de Contas, definitivamente. Vai empoderar a Auditoria e o trabalho técnico.

A AUDITORIA é ato de Estado. Em defesa da SOCIEDADE.

A FENASTC deseja: Bom dia do AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO!


Amauri Perusso
Auditor do TCE RS / Presidente da FENASTC

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.