Luta desde 2015 do Sindicontas para o título de Auditor de Controle Externo está próxima de se concretizar

• 12 de abril de 2021

Foi apresentada a proposta de alteração de denominação de Analista de Controle para Auditor de Controle Externo e a definição do dia 27 de abril como o Dia Estadual do Auditor de Controle Externo, em reunião na Assembleia Legislativa do Paraná. Estiveram presentes o Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli, o Presidente do SindiContas/PR Luiz Tadeu Grossi Fernandes, o Diretor Geral do Tribunal de Contas do Paraná Evandro Arruda, o Coordenador Geral de Fiscalização Rafael Morais Gonçalves Ayres e o chefe de Gabinete da Presidência Karlos Eduardo Antunes Kohlbach, em reunião realizada no dia 12 de abril.

O Sindicato protocolou o requerimento nº 81258/21, junto ao TCEPR, que visa modificação da denominação do cargo de ANALISTA DE CONTROLE para AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO, e a instituição do dia 27 de abril como o Dia do Auditor de Controle Externo. A atual gestão do Tribunal estabeleceu tratativas internas e externas e não está medindo esforços para atender este que um relevante e antigo anseio da categoria.

Dentre os 33 Tribunais, já são 23 que contém o termo Auditor na denominação da atividade finalística, inclusive o Tribunal de Contas da União. Uma denominação unitária nacional permitirá à sociedade identificar a categoria responsável pela execução de parcela das atividades de Controle Externo no país, o que permitirá maior interação e maiores cobranças sobre o seu desempenho. Isso fortalece o Controle Externo como um todo.

A alteração da nomenclatura do cargo se faz imprescindível para adequá-lo às reais atribuições e funções dos ocupantes do atual cargo de Analista de Controle, que se revestem precisamente das atividades de auditoria, desde o planejamento até a sua execução, incluindo toda a fase de instrução técnica dos procedimentos, fato notório para toda a Administração Pública do Estado e dos Municípios.

Portanto, é necessário que regulamente em definitivo a denominação, alterando para Auditor de Controle Externo, com o devido reconhecimento como carreira típica de Estado e o encaminhamento de proposta de lei à ALEP e também para a criação do DIA DO AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO no âmbito do estado do Paraná, a exemplo de outros estados na data de 27 de Abril de cada ano.

Ao dar continuidade aos longos anos de luta pela pauta, e com coerência e espírito unificador com as dezenas de entidades que participam ativamente da FENASTC, a exemplo do Sindicontas-PR, esta importante campanha, iniciada em 2015, visa a emancipação dos servidores e destaca a relevância do papel, sem perdas de garantias e prerrogativas da função.

Cabe ressaltar, que em momento algum esta campanha apoia qualquer outra campanha ou entidade, que não participem da luta e trabalho realizado pelo Sindicontas-PR e pela Fenastc.

O SindiContas/PR almeja e trabalha por melhorias para a categoria e ressalta a importância da alteração da denominação e está sempre atento para que os servidores recebam o reconhecimento merecido, além de todo apoio na sua carreira.