1º Congresso Virtual da Pública Central do Servidor: “O Brasil que precisamos: um projeto de Nação”

• 26 de março de 2021

O 1º Congresso Virtual da Pública Central do Servidor aconteceu nos dias 17 à 20 de março e abordou temas importantes da atualidade em seu texto base, que tem como título:“O Brasil que precisamos: um projeto de Nação”.

Os temas abordados foram a emergência brasileira para efetivar a vacinação contra a COVID19 para todos e proteção social e econômica para quem necessita. Foi analisada também a conjuntura econômica social do país, vista a economia dependente dos países desenvolvidos e destinado, pela estrutura do capitalismo mundial, a ser fornecedor de matérias primas.

Foi abordado também o neoliberalismo, a legião de excluídos do sistema, em virtude das reformas empreendidas, especialmente nos governos Temer e Bolsonaro, que confiscaram a maioria dos direitos sociais garantidos aos trabalhadores brasileiros.

Durante o congresso, foi explicado que a dívida pública nunca foi auditada e um grande montante dela não tem contrapartida para a sociedade, ou seja, não foi adquirida em troca de infraestrutura: estradas, hospitais ou melhoria do ensino. Ao contrário, foi resultado de transações ilegais e fraudes, de absorção de dívida de empresas privadas, de privatizações e de operações lesivas ao patrimônio público.

A desigualdade no Brasil, conhecida mundialmente, fruto do travamento da economia e tem origem na concentração de renda, foi citada. Basicamente são os pobres e a classe média que pagam impostos, os indiretos (incidentes nas mercadorias de consumo básico e até sobre remédios) e os diretos (o IRPF). As grandes fortunas são isentas de impostos, assim como são isentos do IPVA os iates e as aeronaves particulares.

A pandemia da Covid19, usada como desculpa, apenas agravou o que já se delineava pelo avanço da estrutura capitalista mundial e pelo modelo capitalista brasileiro. A crise evidenciou todos os problemas já existentes no país e mesmo assim, a propaganda do governo insiste em uma falaciosa austeridade fiscal a população desamparada.

A PÚBLICA defende como primordial a defesa do meio ambiente. Diante de ameaças à vida e sustentabilidade do planeta, é imperioso o desenvolvimento de políticas de redução de agressões contra as florestas e os rios. A água e o ar são bens comuns universais. É possível produzir sem comprometer o meio ambiente.

O congresso contou com a mediação de debate através de Rudá Ricci, cientista político, Doutor em Ciências Sociais e Presidente do Instituto Cultiva, que debateu com Ex-ministro Ricardo Berzoini e o cientista político Adroaldo Portal. O evento teve importante adesão dos servidores e abordou temas relevantes da atualidade, que refletem diretamente na carreira dos trabalhadores.

O ex dirigente sindical Ricardo Berzoini, foi ministro por quatro mandatos e também foi deputado federal, ressaltou que o Brasil vive uma desorganização e está desestruturado. Acrescentou ainda sobre o desmonte na política com a PEC32 e a exploração dos bancos estatais. Em sua fala, explicou sobre a necessidade de recuperar o sentido dos conteúdos programáticos e que raramente os partidos brasileiros o possuem.

Berzoini ressaltou que Paulo Guedes vai na direção contrária do mundo e citou as medidas adotadas por Biden, nos Estados Unidos. Citou sua sugestão de aliança e que o moto deveria ser: “Defesa da Vida, do Desenvolvimento Nacional e da Democracia”.

O chefe de gabinete do PDT Adroaldo da Cunha Portal, explanou sobre o atual governo e o classificou como o pior da história e que é visto, em cenário mundial, como precário e desconexo. Acrescentou ainda, que é um fracasso irreversível e que um dos maiores obstáculos a ser percorrido é a aliança entre o governo e o alto empresariado.

Adroaldo conclui o raciocínio com a ideia de que, ao terceiro mandato do governo com uma crise sem precedentes, é improvável que reformas importantes e de peso, como a tributária, por exemplo, se desenvolva. Com isso, é possível afirmar que o cenário do governo brasileiro está em declínio diário, com base em todos os acontecimentos recentes, principalmente no cenário pandêmico em que se vive.

O Congresso Virtual da Pública foi um sucesso e o SindiContas/PR parabeniza a iniciativa, exalta seus participantes e agradece a participação dos servidores, pois juntos nessa caminhada de lutas, reflexões e melhorias é que serão possíveis resultados positivos na situação atual dos trabalhadores. No momento, é preciso de vacinas para os cidadãos e manifestações, da forma possível visto à pandemia, para evitar o desmonte do Estado Nacional.

O sindicato reitera a importância da conscientização sobre as reformas, principalmente da Reforma Administrativa, que causará danos irreparáveis para o serviço público, e por consequência, a sociedade como um todo. Se solidariza com os servidores e suas famílias que foram atingidas pela Covid-19 e continua na luta por melhorias para toda a classe.

Para acessar o texto base na íntegra, clique aqui