Notícias » TCE-PR

CEAPE-Sindicato lança a 9ª edição da Revista Achados de Auditoria

• 20 de agosto de 2020

Com a presença de dirigentes de entidades do funcionalismo público, do Tribunal de Contas do RS, representantes de entidades ligadas nacionalmente aos tribunais de contas, articulistas, auditores públicos externos e demais convidados, foi lançada nesta quinta-feira, (13/8), a revista Achados de Auditoria, publicação do Sindicato de Auditores Públicos Externos do TCE-RS (CEAPE-Sindicato).  O presidente da entidade, Josué Martins, conduziu o lançamento virtual, destacando os temas da publicação que tem patrocínio do Banrisul e Família Previdência. Entre os principais assuntos abordados: O Futuro Econômico e Social Pós-pandemia e a Financeirização da Economia.

A publicação anual do sindicato tem 56 páginas, e nesta edição ganhou uma versão on-line com 62 páginas, contando com artigos de reflexões econômicas de articulistas nacionais, além de temas de atuação dos auditores públicos externos. A publicação traz ainda artigo dos presidentes do TCE-RS, Estilac Xavier; da Atricon, Fábio Túlio Filgueiras Nogueira; da AMPCON, Stephenson Oliveira Victer, e da Fenastc, Amauri Perusso, que analisa o papel dos Tribunais de Contas no Brasil da crise, pandemia e corrupção.

Na cerimônia de lançamento, os patrocinadores da Revista destacaram a qualidade da parceria. O vice-presidente do Banrisul, Irany de Oliveira Sant’Anna Junior, ressaltou a importância das discussões levantadas na publicação e o presidente da Fundação Família Previdência, Rodrigo Sisnandes Pereira, apresentou a atuação da instituição na área da previdência complementar e saudou a parceria com o CEAPE. Também fizeram uso da palavra, o  presidente do TCE-RS, Estilac Xavier; representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o seu Vice-Presidente, conselheiro Cezar Miola e, em nome da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), o presidente da entidade, Stephenson Oliveira Victer. Todos foram unânimes em salientar a importância do constante aperfeiçoamento do controle externo e reafirmação do papel dos Tribunais de Contas no esforço de fiscalizar a boa aplicação dos recursos públicos.

Por fim, o presidente da Fenastc, Amauri Perusso, abordou a atuação dos Tribunais de Contas no Brasil “da crise, pandemia e da corrupção”. Segundo ele, “há um engano em andamento: aguardar a existência de vacina para COVID19, sem políticas públicas centralizadas que reduzam as perdas humanas. O controle externo precisa de efetividade e, auditorias concomitantes para exigir respostas à emergência sanitária”. Para Amauri Perusso, “devemos defender a imediata revogação da EC 95/16 (falso teto de gastos) que é um erro desde o nascimento e provocará um desastre social se aplicada. Os Tribunais de Contas devem superar a visão austericída”.

O lançamento da Revista Achados de Auditoria foi seguido pela palestra da auditora federal aposentada e coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, Maria Lucia Fattorelli.

Clique aqui para acessar a Revista Achados de Auditoria – 9ª edição

Clique aqui para ver o vídeo do lançamento da Revista

Clique aqui para acompanhar a palestra de Maria Lúcia Fattorelli

Clique aqui para acessar o material da palestra de Maria Lucia Fattorelli