SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » Funcionalismo

Imagem

Até quando o servidor público será visto como vilão?

  • 20 de agosto de 2020

Repercutiu na imprensa nacional nesta semana um estudo do Instituto Milenium, que mostra os gastos feitos com salários dos servidores em 2019. A grande maioria das chamadas das reportagens destacava que o “Governo gasta três vezes mais com salários de servidores do que com Saúde”, passando, assim, a impressão de que todas as mazelas que o país enfrenta são de responsabilidade dos servidores públicos.

 

Vale ressaltar que o Instituto Milenium tem como um de seus fundadores Paulo Guedes, o mesmo que em diversas oportunidades criticou e até xingou o funcionalismo no país e que está com um projeto de reforma administrativa, que promete causar impacto danoso em todo o serviço público no Brasil. Esses fatos tornam as informações divulgadas no mínimo duvidosas.

As publicações mencionaram as despesas com salários dos servidores. Por outro lado, nenhuma reportagem mostrou que a defasagem nos vencimentos dos servidores foi de 32,6%, entre 2010 e 2019, segundo estudo do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).

Outro dado de extrema relevância para o assunto e que foi ignorado é a pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico(OCDE) e do Banco Mundial. O estudo ressalta que no Brasil os servidores representam 12,1% da população ocupada, enquanto na média dos países desenvolvidos da OCDE o percentual sobe para 18%.

Com esses dados sólidos e concretos, a Confederação Nacional dos Servidores Públicos reforça para a sociedade que o funcionalismo atua para prestar serviços de qualidade e, assim, atender às necessidades mais prementes da população. Sem o serviço público não existe saúde, educação e segurança, para citar apenas três carreiras. Importante ressaltar que esses serviços poderiam de fato ser melhorados, não fosse a falta de gestão observada há anos, porém completamente ignorada por muitos.

FONTE: CNSP

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

13 de agosto de 2020

NOTA CNSP – Em defesa da justa estabilidade do servidor público

A Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP) está atenta a...

13 de agosto de 2020

Grande mídia e instituto liberal de Guedes se unem contra servidores públicos

Nesta segunda-feira (10), toda a grande mídia nacional divulgou coordenadamente...

08 de julho de 2020

SindicontasPR convoca servidores para luta por serviço público eficiente e livre de corrupção

Este bordão muito usado para representar a necessidade de união virou lugar comum, mas...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.