SINDICONTAS/PR »
PEC 32
Imagem

Sindicontas-PR expõe falácias de Ratinho Jr. sobre revisão salarial de servidores

  • 15 de julho de 2020

Na última quarta-feira (15), o Sindicontas-PR, representado por seu presidente, Luiz Tadeu Grossi Fernandes, participou de reunião online da Pública – Central do Servidor, onde debateu-se, dentre outros assuntos, a  da revisão salarial dos servidores públicos, inclusive, os do TCE-PR. O presidente expôs os fatos jurídicos que derruba por terra as declarações feitas pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior, em 8 julho, quando propôs o congelamento dos salários dos servidores públicos até 2021, afirmando que a revisão salarial dos servidores iria contra a Lei Complementar 173/2020, aprovada pelo Governo Federal.

Segundo o presidente do Sindicontas-PR, a Lei 173/20 não alcança a revisão geral anual dos servidores do TCE-PR, ao contrário do que o governador insinua. Primeiramente, porque como é sabido e notório, os Tribunais de Contas têm orçamento próprio, e, em segundo lugar, porque não se trata de nova despesa ou aumento, e sim apenas da reposição inflacionária do período. “Os ataques do governo federal ao serviço público atingiram níveis nunca vistos anteriormente e, ao que parece, no nosso estado estamos flertando com esse mesmo enfrentamento aos servidores”, afirma Tadeu.

Como forma de ajudar no combate contra os ataques sofridos pelo serviço público, na última segunda-feira (13), o Sindicontas-PR protocolou pedido de ingresso na Ação Direta de Inconstitucionalidade 6447 (ADI-6447)  , no Supremo Tribunal Federal. Tal ação pede o reconhecimento da inconstitucionalidade dos artigos 7º e 8º da Lei Complementar 173/2020, as quais atingem todos os servidores públicos. A Ação tem como relator o ministro Alexandre de Moraes. “O Sindicontas-PR, sempre atento à defesa dos direitos de seus filiados, não vai poupar esforços para evitar que medidas autoritárias e aproveitadoras prejudiquem direitos que foram adquiridos ao longo de décadas de suor e trabalho pelo país. Iremos contribuir com o debate no STF para que esta absurda ilegalidade seja reconhecida como tal pelos eminentes ministros”, destaca o presidente do Sindicontas-PR.

No dia 30 de junho, o Sindicontas-PR também protocolou no TCE-PR um conjunto de pedidos de concessão de progressões e revisões, combatendo a Lei Complementar nº 173/2020, publicada em 27 de maio deste ano. Os servidores podem acompanhar o andamento do requerimento no Processo Nº: 411227/20. O requerimento do Sindicontas-PR no TCE-PR, fundamenta-se no parecer 013/2020, da Procuradoria Geral do Estado do Paraná; no parecer 118/20 da  Diretoria Jurídica do TCEPR, na Nota Técnica 20581/2020/ME, emitida pelo próprio Ministério da Economia; e na Ação Direta de Inconstitucionalidade 6447 (ADI 6447). O requerimento encontra-se no gabinete da presidência.

 
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comentários

16 de julho de 2020 - 15:05

Paulo Alberto Miranda de Oliveeira

Embora seja uma briga desproporcional,, vamos aguardar com otimismo.

16 de julho de 2020 - 15:05

Paulo Alberto Miranda de Oliveeira

Embora seja uma briga desproporcional,, vamos aguardar com otimismo.

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

09 de julho de 2020

Governo do Paraná propõe congelamento dos salários dos servidores até 2021

O governador Ratinho Júnior (PSD) encaminhou hoje à Assembleia Legislativa, mensagem...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.