SINDICONTAS/PR »
PEC 32
Imagem

Entidades do serviço público pedem que STF julgue inconstitucionalidade na reforma da Previdência

  • 19 de junho de 2020

Nesta terça-feira (16), o diretor Financeiro da Fenafisco, Celso Malhani, participou da Assembleia Geral do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), onde é coordenador da Comissão Parlamentar. Oportunidade em que pautaram o julgamento de Ações Diretas de Inconstitucionalidade da reforma da Previdência.

Admitido no Supremo Tribunal Federal (STF) como amicus curiae na Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADI) nº 6258, proposta pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), a votação da matéria no plenário do STF deve ser pautada nos próximos dias, via plenário virtual. As advogadas do Fonacate, Larissa Benevides e Thaís Riedel, já prepararam a sustentação oral para o julgamento. Confira no vídeo abaixo.

O objetivo da ação é que as alíquotas progressivas instituídas sejam consideradas inconstitucionais, pois a medida, entre outras consequências, tem causado redução significativa no salário dos servidores.

Outro item da pauta foi a reabertura do prazo de migração à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp). Os membros do Conselho Deliberativo do Fórum pontuaram que essa é uma grande demanda dos seus respectivos associados. O secretário-geral do Fórum e presidente da Anafe, Marcelino Rodrigues, propôs rearticular entidades interessadas na matéria, assim como oficiar novamente o governo federal, solicitando a reabertura do prazo.

Ao final, os participantes deliberaram no sentido da retomada das ações da comissão parlamentar, sob coordenação de Malhani, como meio de articulação do grupo em relação ao retorno das atividades no Congresso Nacional. Nesta quinta-feira (18) haverá reunião por meio de teleconferência para tratar do assunto.

FONTE: Fenafisco

   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha

Notícias Relacionadas

12 de junho de 2020

Paranáprevidência promete ajustar sistema até a próxima semana para atender a Portaria 311/20 sobre os descontos aos consignados

Apesar da publicação da portaria 311/20, emitida dia 02 de junho pelo TCE-PR, que...

Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.