SINDICONTAS/PR »
PEC 32
Imagem

Se estivesse em vigor, PEC Emergencial afetaria 1,5 milhão de servidores

  • 13 de dezembro de 2019
Jornadas seriam reduzidas e salários cortados. 12 Estados se enquadram
 
A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Emergencial –uma das 3 PECs que compõe o pacto federativo– poderia levar à redução de jornadas e salários de cerca de 1,5 milhão de servidores em 11 Estados e no Distrito Federal caso já estivesse em vigor. Pela proposta, o corte estaria autorizado em unidades da Federação em que as despesas correntes superem 95% das receitas.
 
Caso esse percentual seja atingindo, governos ficariam autorizados a realizar cortes de até 25% nas jornadas de servidores com redução proporcional dos salários por 2 anos.
 
Levantamento elaborado pelo Poder360, com base em dados do Tesouro Nacional referentes a outubro, mostra que a relação de despesas correntes e receitas de 6 Estados já supera o patamar de 100%. São eles: Pernambuco (113,27%), Rio Grande do Sul (107,91%), Piauí (107,59%), Goiás (106,01%), Rio Grande do Norte (104,86%) e Sergipe (103,41%).
 
Outros 9 Estados estão com essa proporção no patamar de 90%, sendo que Santa Catarina, Amazonas, Paraíba, Rio de Janeiro e Bahia, estão próximos do limite estabelecido na proposta.
 
Apenas 6 Estados estão abaixo da linha dos 90%. Ainda assim, são percentuais de despesas correntes altos em relação às despesas. Neste grupo, a relação mais baixa é a do Amapá, com uma proporção de 78,71%. A maior é de Alagoas, com 89,48%. Eis 1 infográfico sobre o tema:
 
 
GASTOS COM SERVIDORES
O levantamento demonstra também que a maior parte dos gastos dos entes federativos é com o funcionalismo público. Em todos os Estados, as despesas com pessoal correspondem a mais da metade do Orçamento.
 
No Rio Grande do Norte, 79,2% das despesas vêm do funcionalismo, seguido de Mato Grosso (75,9%),Mato Grosso do Sul (75,1%) e Tocantins (74%). Já os percentuais mais baixos ficam com Amazonas, com 50% do Orçamento comprometido pelo funcionalismo, Minas Gerais (50,2%) e São Paulo (51,3%).
 
 
OUTROS GATILHOS
A proposta estabelece outras formas de contenção das despesas. Funcionários públicos não podem receber promoção –com exceção de membros do Judiciário, carreiras do serviço exterior, membros do Ministério Público, militares e policiais. Governos estaduais também ficam proibidos de reajustar salários, realizar concursos ou reestruturar carreiras.
 
O texto propõe ainda as seguintes medidas:
  • revisão de benefícios fiscais;
  • destinação do excedente da arrecadação para amortizar dívida pública;
  • aplicação de 25% da economia infraestrutura.
No caso da União, a PEC estabelece gatilhos similares. A aplicação só é possível quando a Regra de Ouro for quebrada. Estabelecida pelo artigo 167 da Constituição, a legislação proíbe o governo de emitir dívida além da sua despesa de capital, em sua maior parte formada por investimentos. Isso significa que não é permitido endividar-se para cobrir despesas correntes, do dia a dia.
 
Na prática, a regra busca garantir que o endividamento venha acompanhado de aumento de riqueza e, assim, evitar que a dívida se torne impagável. Leia mais aqui.
 
TRAMITAÇÃO
Diante da proximidade do recesso parlamentar, que começa a partir do dia 22 de dezembro, a PEC Emergencial será analisada pelo Congresso Nacional apenas em 2020. Nesta semana, a CCJ (Constituição de Comissão e Justiça) do Senado deverá realizar a leitura do parecer do relator, o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR).
 
Nesta etapa, o colegiado avalia se a proposta pode ser barrada por inconstitucionalidade. A seguir, os congressistas avaliam o mérito do texto.
 
 
Fonte: Poder 360
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.