Gestores de pessoal de 32 Tribunais de Contas participam de evento em Curitiba

• 10 de setembro de 2019
Oitenta e dois representantes de 32 dos 33 órgãos de controle externo do país participam, entre esta quinta e sexta-feira (5 e 6 de setembro) do 9º Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil. O evento, realizado na sede do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em Curitiba, tem como tema O cenário da gestão de pessoas frente aos novos processos e tecnologias inovadoras. O encontro é transmitido ao vivo na página do Facebook do TCE-PR.

O evento é promovido pelo TCE-PR em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon). Entre os palestrantes, estão o conselheiro do TCE-ES Sebastião Ranna de Macedo; a coordenadora-geral do IRB, Crislayne Cavalcante de Moraes; e o superintendente de Gestão de Pessoas da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Gualter Lemos, além de servidores do Tribunal de Contas da União (TCU) e de TCs de Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Abertura
Na abertura do encontro, a diretora de Gestão de Pessoas do TCE-PR, Carla Roberta Flores Venancio, deu as boas vindas aos presentes, em especial aos servidores dos TCs de outros Estados. Em seguida, falou o conselheiro Ranna, que também é vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo da Atricon. Em sua visão, o evento é mais um exemplo da interação cada vez mais próxima entre os órgãos de controle externo brasileiros, algo que pode trazer muitos benefícios à sociedade. Ele também aproveitou para parabenizar o conselheiro do TCE-PR Ivan Bonilha por sua contribuição à qualificação do corpo técnico dos TCs como presidente do IRB.

A atuação de Bonilha à frente da entidade também foi enaltecida pelo vice-presidente de Relações Institucionais do IRB, o conselheiro do TCE-MG Sebastião Helvecio Ramos de Castro. Segundo ele, o presidente do IRB "vem dando inteira dedicação à disseminação do conhecimento entre os servidores dos tribunais de contas brasileiros". Helvecio aproveitou ainda para agradecer à Atricon, representada por Ranna, pelo fortalecimento institucional dos TCs levado à frente pela entidade.

Por fim, o conselheiro Ivan Bonilha destacou a relevância do assunto debatido no encontro. "A gestão de pessoas é importantíssima para que os tribunais de contas possam bem executar sua tarefa fundamental, que é a de fiscalizar a gestão da coisa pública. Isso somente é possível por meio da atuação de um corpo técnico qualificado, algo que hoje é visível nos órgãos de controle externo de todo o país", afirmou. Também integrou a mesa de abertura do evento o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres.

IRB
O IRB é uma associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates para aprimorar as atividades exercidas pelos tribunais de contas brasileiros. A entidade também investiga a organização, os métodos e os procedimentos de controles externo e interno para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos órgãos de controle externo do país.

Fonte: TCE-PR