SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » Sindicontas/PR

Imagem

Sindicontas/PR repudia substitutivo que acaba com a revisão geral anual no TCE-PR

  • 16 de agosto de 2019
Existe um direito constitucional da data-base e ele deve ser respeitado em todos os poderes
 
A diretoria do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (Sindicontas/PR), em conjunto com o Sindicato dos Servidores Públicos da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Sindilegis), Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Paraná (SindMP-PR) e Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus/PR) está percorrendo a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), cobrando os deputados a respeito da data-base dos poderes Legislativo e Judiciário. 
 
Conversamos com o líder do governo de Ratinho Júnior, deputado estadual Hussein Bakri, que se mostrou favorável a independência dos poderes e a data-base de quem possui um orçamento independente do Executivo. Nas conversas com outros deputados e lideranças, os sindicatos questionaram a existência de algum substitutivo e este sempre foi negado. O presidente da ALEP, Ademar Traiano, nos afirmou que o substitutivo não tem data definida para envio à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
 
Na última sessão da ALEP, deputados da oposição alertaram para ficarmos atentos. De maneira que consideramos sorrateira, feita pelas costas e em segredo, foram lidos substitutivos dos projetos dos poderes Legislativo e Judiciário, igualando-os ao projeto de data-base do Executivo (2% em janeiro de 2020, 1,5% em janeiro de 2021 e 1,5% em janeiro de 2022). Até quarta-feira (14), mesmo que esses projetos tenham sido lidos, não haviam deputados dispostos a assiná-los.
 
“Repudiamos a interferência da independência dos poderes que possuem autonomia para gerirem seus orçamentos. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) é um órgão extremamente eficiente para gerir seus recursos, tendo até uma diminuição dos gastos com pessoal em 2018. É altamente injusto que a competente administração financeira do nosso Tribunal seja punida com negação da nossa data-base, pois temos recursos para isso. É uma humilhação institucional apresentar substitutivo ao nosso projeto de reposição inflacionária”, destaca o presidente do Sindicontas/PR, Wanderlei Wormsbecker.
 
Não aceitaremos o substitutivo, que gera passivo a ser pago pelo TCE-PR. Este tipo de passivo já foi reconhecido pelo Tribunal, que inclusive pagou datas-bases atrasadas no passado, indenizando com correção e juros. Não somente reconhecido pelo TCE-PR, como validado pela ALEP que autorizou essas reposições atrasadas. Estamos fazendo o combate corpo a corpo na Assembleia contra o substitutivo. Se o mesmo vigorar, iremos a todas as instâncias administrativas e judiciais no sentido de fazer valer nosso direito constitucional de reposição inflacionária. 
 
Vale ressaltar que o Sindicontas/PR encaminhou o pedido de Revisão Geral Anual da Reposição da inflação de maio 2018 a abril 2019, em sua pauta de reivindicações para o TCE-PR, em 4 de junho de 2019. Você pode conferir o documento completo aqui. Confira o projeto de lei protocolado aqui.
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.