SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias

Imagem

Maia convoca para esta quarta reunião para instalar comissão especial da reforma tributária

  • 10 de julho de 2019
Proposta de emenda à Constituição prevê substituição de 5 tributos atuais por um único imposto sobre bens e serviços. Deputados devem focar na proposta após aprovar PEC da Previdência
 
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), convocou para esta quarta-feira (10), às 9h, a reunião de instalação da comissão especial destinada a analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária.
 
A decisão foi lida nesta terça-feira (9) no plenário da Câmara pela deputada Geovânia de Sá (PSDB-SC), que presidia a sessão naquele momento.
 
A instalação é a etapa que marca o início dos trabalhos do colegiado, que vai discutir o mérito das propostas de alteração nas regras tributárias.
 
Concluída a análise na comissão especial, o texto seguirá para votação no plenário. Para ser aprovada, a PEC precisa ser aprovada, em dois turnos, por, pelo menos, 308 dos 513 deputados (60%). Só depois de ser aprovada em duas rodadas na Câmara é que o texto poderá ser encaminhado para apreciação do Senado.
 
O avanço do texto ocorre no momento em que a PEC da Previdência está prestes a ser votada no plenário da Câmara. A expectativa de Maia e de líderes governistas é de que a reforma previdenciária seja aprovada ainda nesta semana, ou mais tardar até o dia 17, véspera do início do recesso parlamentar de julho.
 
Assim que os deputados aprovarem as mudanças no regime previdenciário, Maia quer que o foco do parlamento seja deslocado para a análise da reforma tributária.
 
Os deputados vão analisar na comissão especial a PEC apresentada em abril pelo líder do MDB, deputado Baleia Rossi (SP).
 
A matéria tem o apoio de outros líderes partidários alinhados com o presidente da Câmara e tem como referência as sugestões do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), que tem como um dos diretores o economista Bernard Appy.
 
Simultaneamente, o governo federal está elaborando uma proposta própria de reforma das regras tributárias. A tendência é de que o texto do Executivo federal passe a tramitar em conjunto com a proposta de Baleia Rossi, a partir do momento em que for enviada ao Congresso Nacional.
 
O que diz a PEC
A PEC da reforma tributária apresentada por Baleia Rossi propõe a substituição de cinco tributos por um único, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
 
Os tributos que deixariam de existir são:
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
- Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)
- Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS)
O texto sugere ainda mecanismos de transição, tanto para empresas quanto para governos estaduais e municipais.
 
Senado
Em outra frente, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou nesta terça ter chegado a um entendimento com líderes partidários para apresentar uma PEC para discutir a reforma tributária na Casa.
 
A proposta seria apresentada com base em um texto relatado pelo ex-deputado Luiz Carlos Hauly. O texto chegou a ser aprovado em comissão especial da Câmara dos Deputados em 2018, mas não chegou a ser analisado pelo plenário.
 
"Foi feito entendimento para apresentássemos PEC, que já está sendo recolhida assinaturas, de minha autoria e outros senadores, para que a gente possa tramitar essa matéria no Senado Federal e, como Casa da federação, discutir a simplificação tributária no Brasil”, afirmou o presidente.
 
Alcolumbre negou que haja uma disputa de protagonismo com a Câmara para tocar esse tema.
 
"O que há é interesse de senadores, neste momento, de discutir um assunto que é fundamental para o Brasil", afirmou.
 
Fonte: G1
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.