SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

Vida dos sindicatos não vai ser ‘como antigamente’, diz Guedes

  • 08 de fevereiro de 2019
Para ministro, entidades foram criadas em regime fascista
 
O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou lideranças sindicais, nesta quinta-feira, e disse que a vida dessas entidades não será “como antigamente”. Ao defender um novo regime trabalhista para os mais jovens, com direitos flexibilizados, o ministro afirmou que os sindicatos foram criados em um regime fascista, assim como a atual legislação trabalhista brasileira.
 
— Os sindicatos tem que ter paciência também. A única certeza que os sindicatos podem ter é que a vida não vai ser como antigamente, onde os líderes sindicais têm uma vida muito boa às custas dos trabalhadores que não têm emprego nem benefício previdenciários corretos — disse o ministro, após se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
 
Mais cedo, Guedes afirmou que as mudanças na legislação trabalhista que o governo Jair Bolsonaro quer fazer serão implementadas depois da reforma da Previdência . E explicou que a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Previdência indicará o caminho para o novo modelo trabalhista, pelo qual os mais jovens vão poder escolher entre a atual legislação e o novo sistema.
 
O ministro não respondeu, porém, se direitos trabalhistas como 13º salário e férias serão mantidos como atualmente . Entidades sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), já afirmaram que vão pressionar o governo e o Congresso para que, na sua visão, não seja tirado nenhum direito dos trabalhadores.
 
— Os interesses corporativos de sindicatos, sejam patronais ou de trabalhadores, são falsas lideranças que aprisionaram o Brasil num sistema obsoleto, que cria desemprego, fabrica privilégios, sustenta diferenças e iniquidades, e está afundando o país — disse o ministro, ao ser questionado sobre as críticas dos sindicatos.
 
— Os sindicatos foram criados em um governo fascista. O regime trabalhista brasileiro é oriundo da Carta Del Lavoro, do governo Mussolini, que criou lideranças falsas — acrescentou.
 
As declarações de Guedes foram dadas após reunião com Alcolumbre para tratar de reforma da Previdência. O presidente do Senado disse que a Casa irá acompanhar as discussões sobre a proposta durante a tramitação na Câmara para dar velocidade na tramitação da proposta.
 
— O Senado já vai se inteirar da reforma apresentada pelo governo na Câmara. Há um consenso entre os senadores que eles querem acompanhar a evolução do diálogo na Câmara. Com isso, o Senado dará celeridade — disse o senador.
 
 
Fonte: O Globo
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.