SINDICONTAS/PR »
PEC 32

Notícias » TCE-PR

Imagem

MP de Contas recomenda redução de cargos comissionados na Câmara de Curitiba

  • 23 de janeiro de 2019
Segundo o órgão, 196 dos 348 cargos efetivos estão ocupados, enquanto nos cargos em comissão apenas 5 dos 317 estão vagos.
 
O Ministério Público de Contas (MPC) recomendou, nesta terça-feira (22), que a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) reduza o número de cargos comissionados.
 
A decisão segue uma denúncia feita pelo Sindicato de Servidores do Poder Legislativo do Município de Curitiba (SindiCâmara Curitiba).
 
Depois de analisar o pedido do sindicato, o MPC concluiu que há desproporção entre o número de cargos efetivos e comissionados entre os funcionários da Câmara.
 
De acordo com os documentos apresentados, há previsão de 348 cargos efetivos, mas apenas 196 estão ocupados, enquanto existem 317 cargos em comissão criados e 312 destas vagas estão ocupadas.
 
Com base nessas informações, a Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) determinou que a CMC reduza o número de cargos comissionados para, no máximo, o mesmo número de servidores efetivos, sob pena de aplicação de multa para cada admissão que exceder ao limitador.
 
O MPC identificou outras irregularidades, como a existência de cargos em comissão para o exercício de atribuições técnico-operacionais ou burocráticos, o que é vedada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná.
 
Outra improbidade identificada foi a falta de exigência de formação mínima para cargos comissionados de assessoramento, chefia de gabinete parlamentar, diretoria geral, diretoria de cerimonial e diretoria de segurança.
 
O que diz a CMC
Em nota, a Comissão Executiva da Câmara Municipal de Curitiba informou que aguarda a decisão do TCE-PR sobre o parecer do MPC para avaliar quais medidas administrativas serão necessárias.
 
A Câmara divulgou que já existe uma comissão formada para avaliar e propor melhorias na estrutura funcional da casa e no plano de carreira dos servidores.
 
 
Fonte: G1
   
  Compartilhar no WhatsApp  

Comente esta Notícia

código captcha
Assédio Moral
Fórum

Assembléia Online

Participe da democracia da qual o nosso Sindicato é feito.

Abaixo-assinados

Proponha e assine abaixo-assinados por melhorias na sua condição de trabalho.

Biblioteca do Servidor TC-PR

Sugira e confira os livros indicados para os servidores do TC lerem.

Estudos Técnicos

Acesse os estudos realizados pela nossa diretoria e pelos nossos associados.

Documentos

Acesse balancetes, cartas, acordos e demais documentos do nosso Sindicato.

Plano de Saúde e Previdência

Obtenha todas as informações necessárias para garantir a sua qualidade de vida.

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (SINDICONTAS/PR) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDICONTAS/PR. Nesse documento, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDICONTAS/PR bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e nossa Política de Cookies.