Notícias » TCE-PR

Ratinho anuncia Renê Garcia para economia e Valdemar Bernardo para planejamento

• 20 de dezembro de 2018
O governador eleito Ratinho Junior (PSD) anunciou dois novos secretários nesta quarta-feira (19).

O economista, Renê de Oliveira Garcia Júnior, doutor em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, foi escolhido para a a secretaria da Fazenda. Já o advogado Valdemar Bernardo Jorge, mestre em Direito Econômico e Social pela PUC-PR, vai assumir a secretaria de abastecimento.

Durante a diplomação, na terça-feira (18), Ratinho afirmou que anunciaria os últimos nomes até o final desta semana. Ainda segundo o governador, o objetivo é reduzir de 28 para 15 o número de secretarias do governo.

Renê Garcia
Graduado em Administração de Empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública e em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Garcia Junior atualmente é coordenador de projetos e estudos econômicos na FGV Rio.

Tem mestrado em Economia e especialização em Mercado de Capitais e Estratégias Operacionais pelo Instituto Europeu de Administração de Empresas de Fonteainebleau, na França.

O futuro secretário da Fazenda do Paraná disse que o seu trabalho será todo orientado para criar mecanismos de racionalização de processos para que os projetos tenham uma avaliação da taxa do retorno e do impacto para a população. “A função básica do estado é prover os serviços essências que a sociedade precisa, como saúde, segurança e educação, e fomentar o desenvolvimento. O governador Ratinho Junior me pediu para criar a gestão mais eficiente possível para que os recursos públicos possam ser direcionados para o benefício direto e imediato da população”.

Garcia Junior já foi diretor presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), coordenador de projetos do Instituto Brasileiro de Economia, superintendente da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), membro do Conselho de Administração do BNDESPAR/BNDES e, em 2002, foi secretário de Controle Geral do Governo do Rio de Janeiro.

Valdemar Bernardo
Além de formação na área de direito, Valdemar também é bacharel em Informática pela Universidade Federal do Paraná e professor convidado da Escola Superior da Magistratura Federal do Paraná e professor licenciado de Direito da UniCuritiba.

Segundo o governador eleito, uma das prioridades da secretaria que Valdemar está assumindo será potencializar os investimentos do governo em todas as áreas e em todas as regiões e estimular a inovação. “A formação acadêmica do Valdemar foi um dos fatores decisivos na definição de seu nome para uma área que terá como foca a melhoria da gestão pública”.

O novo secretário disse que a orientação do governador foi para que  “a secretaria auxilie na mudança do papel do estado para ampliar sua presença com foco na gestão eficiente. Recebi com alegria e também senso de responsabilidade esse convite e missão”.

Fonte: Paraná Portal