Revista Técnica dos Tribunais de Contas _ Ano 3 nº 1

Assunto: Direito administrativo, Lei de Responsabilidade Fiscal
Edição: 2010
Páginas: 272
A edição da presente Revista Técnica dos Tribunais de Contas – RTTC é um esforço conjunto da Atricon, Abracom, Audicon e IRB em dar prosseguimento ao ideário de “divulgação nacional de artigos doutrinários sobre controle público, de forma sistemática e provocar o surgimento de novas opiniões sobre matérias relevantes no ambiente da fiscalização”, preconizado pelo Conselheiro Salomão Ribas Júnior ao apresentar, em 15 de setembro de 2010, a edição zero, com uma minuciosa avaliação dos dez primeiros anos de vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O momento atual que registra o protagonismo dos Tribunais de Contas do Brasil no aprimoramento da administração pública brasileira com efetivas contribuições para a melhoria da receita e da qualidade do gasto nos encoraja a trilhar novos caminhos buscando soluções inovadoras para velhos e resistentes problemas. Thomas Kuhn leciona que as ciências evoluem através de paradigmas. São feitos para serem superados. Hora de visitar o memorável filósofo francês Georges Gusdorf com a sua inquebrantável defesa da interdisciplinaridade! Não à fragmentação dos saberes. É a dicção: “a linha da vida não se faz em uma progressão regular conforme a ordem cronológica, indo do passado para o futuro. Há uma intercomunicação entre os três tempos, podendo experiências passadas ressurgir do presente assim como o futuro pode atuar sobre o passado, e o passado influir sobre o futuro de modo negativo ou positivo”. Assevera o gaulês: “até mesmo quando vivemos o presente, não somos capazes de vivenciá-lo, ou melhor compreendê-lo em sua intrínseca complexidade”.

Que os artigos desta coletânea nos permitam uma compreensão mais clara destes tempos que ora experimentamos!

Comente