Pesquisa mostra que 81,3% dos servidores do TCE-PR tem ótimo aproveitamento em teletrabalho

• 29 de maio de 2020

Preocupado em saber como os servidores estão durante este período de teletrabalho, o Sindicontas-PR realizou na última semana uma enquete para apurar a satisfação e qualidade do trabalho prestado por esses servidores. O questionário foi enviado por email e teve uma grande adesão dos associados, o que forneceu dados suficientes para destacar a satisfação deste novo modelo de trabalho realizado nas residências.

Para o sindicato é fundamental saber como os servidores estão lidando com esse sistema de trabalho durante o isolamento social. “Queremos saber as impressões que os servidores estão tendo do teletrabalho até o momento, já que não sabemos até quando será preciso trabalhar remotamente, e entender como está sendo esse período de quarentena para cada um, visando contribuir na melhoria do trabalho tanto para os servidores como para o TCE/PR”, relata o presidente do Sindicontas-PR, Luiz Tadeu Grossi Fernandes.

Desde que os casos de Covid-19 iniciaram no Brasil, um vasto processo de adaptação de empresas, serviços públicos e demais profissionais liberais foi necessário como forma de combater a doença, normas de isolamento seguindo orientações do Ministério da Saúde. Para se adequar as restrições, muitos profissionais tiveram que realizar um novo estilo de trabalho: o home office. As medidas também foram adotadas pelo Tribunal de Contas do Paraná na busca de ajustar às formas de trabalho para que não estagnasse os processos em andamento, mantendo os servidores ativos.

O Sindicontas é favorável às medidas tomadas que resultaram no teletrabalho, e acredita que no momento a situação precisa de um olhar mais humano, com o necessário cuidado em relação à vida de seus servidores. "É importante parabenizar o presidente e os conselheiros do TCE-PR, pelas sensíveis medidas tomadas pelas portarias 277/20 e 295/20 em que estenderam os prazos de teletrabalho visando a proteção dos servidores", afirma Tadeu.

O presidente do Sindicontas-PR explica que a enquete foi a forma de estar em contato com os servidores para aprimorar o objetivo do sindicato de melhorias para o setor e qualidade do serviço prestado. “É importante estar atento a esse novo momento, e não somente visar os resultados de produção, mas também objetivar que o trabalho feito em casa pelos servidores resulte positivamente a eles”, ressalta.

O questionário foi enviado a todos os associados, convidando os servidores do TCE/PR a compartilhar suas opiniões de como estão desenvolvendo suas atividades de forma remota e se estão se adaptando ao sistema.

No resultado obtido com os dados da enquete, foi possível apurar que existe uma satisfação por parte dos servidores, bem como no serviço desenvolvido por teletrabalho. Mostrando que a produtividade em muitos casos foi até maior, ou igual, a realizada presencialmente. Os dados apontaram que o sistema de trabalho a distância vem sendo uma forma alternativa eficiente e segura para este momento atípico que vive o país.

Responderam a enquete 95 servidores ativos, desses (81,3%) avaliaram o aproveitamento de suas atividades em teletrabalho como ótimo, e os demais como bom (13,5%), regular (4,2%) e apenas (1%) ruim. Já 70,5% afirmaram que as atividades que desenvolvem são passíveis de serem realizadas integralmente no regime de trabalho remoto, e 29,5% responderam que suas atividades habituais podem ser realizadas parcialmente nesse regime.

A maioria avalia como ótima (61,1%) ou boa (33,7%) a comunicação com a equipe de trabalho no TCE/PR e o suporte administrativo-tecnológico recebido neste período de quarentena. Já 71,3% dos servidores acreditam trabalhar mais em home office que no regime presencial, enquanto os demais opinaram que estão trabalhando na mesma proporção que no período anterior à quarentena (24,5%), ou menos (4,3%).

Foi também questionada a hipótese, se existisse, de escolha da opção de regime de teletrabalho e de trabalho presencial,  8,4% dos respondentes retornariam imediatamente ao regime presencial, 22,1% permaneceriam temporariamente no teletrabalho, antes de retornar às atividades presenciais, e 69,5% continuariam no regime de teletrabalho de agora em diante.

Quanto a melhorias ou inovações que o TCE/PR poderia proporcionar para facilitar a experiência do trabalho remoto, e aspectos em que o Sindicontas/PR poderia atuar para melhorar a qualidade de vida no trabalho, os servidores indicaram várias sugestões, dentre as quais:

• Investimento na infraestrutura de trabalho remoto;
  • Melhoria na instabilidade do assinador e no acesso a sistemas;
  • Implantação de VPN;
  • Investimento para garantir acesso remoto a partir do computador pessoal do usuário, dispensando a necessidade de manter a estação de trabalho ligada no Tribunal;
  • Implantar o sistema Trâmite no ambiente web;
  • Aumentar a capacidade dos equipamentos, softwares e de pessoal de apoio de TI, para agilizar a resolução dos problemas decorrentes do aumento da demanda no regime de teletrabalho;
  • Reorganização das estruturas e das atividades de modo que se atenda ao modelo de teletrabalho;
  • Regulamentar a implantação e o controle de produtividade das atividades desenvolvidas em home office, via resolução;
  • Disponibilização pelo TCE/PR dos equipamentos necessários ao servidor, como computador e monitores ou notebooks;
  • Ajuda/incentivo para a aquisição e manutenção de equipamentos adequados ao trabalho remoto, com política de desconto em folha;
  • Oferta de mais convênios por parte do Sindicontas durante o período de confinamento: descontos em entregas nos pedidos feitos junto aos parceiros, seguros mais atraentes e ainda convênios com serviços para os idosos;
  • Reserva de horário para atividade física durante o expediente (até 30 minutos);
  • Aumentar a frequência dos informativos “Contando para Você” a fim de suprir a lacuna de informações sobre o panorama geral do que vem acontecendo no órgão;
  • Nas dependências do Tribunal, observância da distância mínima entre as estações de trabalho a fim de evitar os contágios, quando do retorno às atividades presenciais;
  •  Com a introdução do teletrabalho de forma definitiva, oportunizar-se-á o aproveitamento das instalações físicas do TCE/PR de maneira mais inteligente, por exemplo, áreas de escritório mais funcionais propiciando acessibilidade e segurança a todos; o auditório poderia ser ampliado e removido para um pavimento mais próximo aos acessos do térreo.

Para a diretoria do Sindicontas-PR esses dados obtidos vão orientar o direcionamento do trabalho do sindicato durante este período. “O objetivo da pesquisa visou a contribuir com o estudo e a solução das questões que afetam os servidores durante este período de isolamento social e de desenvolvimento das atribuições funcionais em regime de teletrabalho”, destacou a diretora de divulgação e eventos do Sindicontas-PR, Talita Santos Gherardi, apontando como positivo o resultado.